Desporto

José Dias é o novo Presidente da AAC. Tem 87% dos votos. Histórico!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-11-2015

Por volta das 4 da manhã deste dia 25 de novembro NDC apura que José Dias, estudante do Mestrado em Gestão na FEUC, é o grande vencedor das eleições para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC.

PUBLICIDADE

José Dias comemora com Bruno Matias

José Dias (à direita) comemora com Bruno Matias

 José Dias alcançou um resultado histórico ao obter 87,6% – 4649 votos contra apenas 7,3%  – 390 votos do seu opositor João Carvalho, sendo assim eleito à primeira volta por larguíssima maioria.

João Carocha é próximo Presidente da Assembleia Magna. O Conselho Fiscal será liderada por Bernardo Nogueira.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o Conselho Fiscal, a lista F, liderada por Bernardo Nogueira,também obteve uma vitória esmagadora, tendo recolhido 4358 votos, o que lhes permite alcançar o pleno neste órgão (7 mandatos), uma vez que a lista A só obteve 406 votos e a T somou apenas 263 votos.

Votaram apenas 5418 estudantes. A abstenção ronda os 76%. Apesar da contagem dos votos ter começado às duas da manhã, esta foi uma das mais curtas noites eleitorais da AAC, uma vez que por volta das 4 da manhã já se sabia quem é o vencedor.

PUBLICIDADE

Veja as declarações de José Dias depois de saber que é o grande vencedor:

O jovem conimbricense de 23 anos, é licenciado em Bioquímica pela FCTUC, onde iniciou o seu percurso no associativismo estudantil. Presidente do Núcleo de Estudantes de Bioquímica e da Associação Nacional de Estudantes do mesmo curso, da qual é fundador, José Dias chega, em 2012, à Direção-Geral da AAC.

Durante quase dois anos integra a área política da Académica que rapidamente passa a coordenar. Em 2013 integra o projeto encabeçado por Bruno Matias que vence as eleições e, em 2014, é empossado como Vice-Presidente da DG/AAC, cargo que renovou para o atual segundo mandato.

A tudo isto, José Dias soma a experiência associativa nos órgãos de gestão da Universidade e a nível internacional. Em dezembro de 2012 é eleito membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra para um mandato de dois anos.

Atualmente, é Vice-Presidente da Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe) e foi, há um ano, eleito Relações Externas da MedNet (The Mediterranean Network of Students), organização que congrega catorze Associações Nacionais de Estudantes dos países mediterrânicos. Faz ainda parte da Bolsa de Avaliadores da European Students’ Union (ESU), da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e é Avaliador Especialista da Agência Europeia de Garantia da Qualidade (ENQA).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE