Jornal Trevim celebra 50 anos com espetáculo da Brigada Victor Jara na Lousã

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-10-2017

O jornal Trevim, que se publica na Lousã há 50 anos, vai comemorar a efeméride no fim de semana com um programa público que inclui um espetáculo da Brigada Victor Jara.

PUBLICIDADE

A Brigada, que tem sede em Coimbra, mas que nasceu na Lousã, em 1975, atua no Cine-Teatro desta vila, num serão musical partilhado com o grupo de vozes femininas Segue-me à Capela.

“É uma alegria para os fundadores e um marco importante na vida do jornal”, disse hoje à agência Lusa o atual diretor do Trevim, Pedro Júlio Malta, que integrou o grupo de jovens que, em 01 de outubro de 1967, em plena ditadura, publicou o primeiro número do quinzenário, sob o lema “Uma voz nova para uma Lousã renovada”.

PUBLICIDADE

O programa comemorativo dos 50 anos do periódico, propriedade da Cooperativa Trevim, arrancou em fevereiro, com o debate sobre o património local, e prosseguiu nos meses seguintes com outras realizações culturais e cívicas, incluindo, em julho, a Festa da Caricatura e um debate sobre o futuro das áreas ardidas da região, integrado no Encontro dos Povos da Serra da Lousã.

“Esperamos que, no futuro, os cooperantes e os órgãos sociais da cooperativa consigam que o jornal continue com a mesma linha editorial, em prol dos interesses da Lousã e dos lousanenses”, declarou Pedro Malta, que foi o primeiro diretor da publicação, durante 22 anos, tendo regressado ao cargo nesta década.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo uma nota da Cooperativa Trevim, a Lousã recebe, no sábado, “um grande espetáculo de um dos mais antigos grupos de música tradicional portuguesa”, a Brigada Victor Jara, com programa “quase único, uma vez que (…) aconteceu em três locais emblemáticos do país”, em 2015, quando o grupo comemorou 40 anos, no Teatro São Carlos (Lisboa), Casa da Música (Porto) e Teatro Gil Vicente (Coimbra).

A Brigada Victor Jara teve a sua génese ligada à revolução do 25 de Abril, quando jovens estudantes participavam, em 1975, na abertura de uma estrada, na Lousã, no âmbito das Campanhas de Dinamização Cultural do Movimento das Forças Armadas (MFA).

No sábado, às 16:00, o programa inclui uma sessão solene, no salão nobre dos Paços do Concelho, e à noite o concerto pela Brigada Victor Jara e Segue-me à Capela.

No domingo, às 13:00, um almoço de confraternização, num restaurante local, reúne cooperantes, amigos e convidados e conta com a atuação do cantor Ramiro Simões e outros músicos da Lousã.

O Trevim foi fundado por Pedro Malta, Fortunato Almeida, José Redondo, António Neves Ribeiro (falecido), José Luís Duarte, João Poiares da Silva e Rui Fernandes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE