Jorge Gouveia Monteiro defende uso de Parque de Estacionamento em Ceira

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-09-2017

O candidato do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) à Câmara local, Jorge Gouveia Monteiro, defendeu hoje a adaptação do antigo troço ferroviário entre a cidade e Ceira como nova linha de transportes coletivos.

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Durante uma ação de campanha naquela freguesia, que durante 103 anos foi servida pelo comboio do Ramal da Lousã, entretanto encerrado, o candidato do CpC frisou que o Estado “já fez um investimento muito grande” no local, no âmbito do projeto do metro, que não está a ser aproveitado.

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Em declarações à agência Lusa, no espaço de estacionamento adjacente à estação de Ceira, construído na década passada, mas que “está ao abandono”, Jorge Gouveia Monteiro disse que, “pelo menos, oito mil automóveis” poderão ser retirados diariamente do centro de Coimbra, com o local a funcionar como “parque dissuasor”.

Independentemente de o Governo e as autarquias avançarem ou não com o “metro bus” (autocarro elétrico), em substituição do metro projetado há 21 anos para uma parte da cidade e o Ramal da Lousã, a Câmara deve empenhar-se na transformação do estacionamento em “parque dissuasor” para viaturas particulares cujos passageiros poderiam depois viajar numa nova linha de transportes urbanos, entre Ceira e Coimbra.

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“Temos de começar a preparar as coisas para que esse investimento”, anunciado em junho pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, “tenha êxito”, preconizou o candidato do CpC.

Sem esperar pela concretização da obra, cujo estudo foi divulgado há três meses e apoiado pelos presidentes dos municípios vizinhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, que se recandidatam aos cargos pelo PS nas eleições de 01 de outubro, o estacionamento de Ceira, com capacidade para centenas de viaturas, e essa linha de transportes públicos contribuiriam, desde já, para incentivar a procura do futuro sistema de mobilidade intermunicipal, defendeu ainda.

Jorge Gouveia Monteiro alertou para o risco de “desabituação das pessoas” relativamente ao uso do transporte público, oito anos depois de o Ramal da Lousã ter sido encerrado, com a promessa de um sistema de metro, apresentado por sucessivos governos, desde 1993, e assumido pela sociedade Metro Mondego, em 1996.

Importa, na sua opinião, “antecipar financiamento para isso e fazer as obras”.

Nas eleições de 01 de outubro são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

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