Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Joaquim Lourenço com “Ary, o Poeta das Canções” na Feira Cultural de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-06-2019

O grande destaque da programação de sábado, 8 de junho, da Feira Cultural de Coimbra é o espetáculo “Ary, o Poeta das Canções”, por Joaquim Lourenço.

PUBLICIDADE

Trata-se de um tributo ao poeta José Carlos Ary dos Santos que inspirou vários compositores a transformarem em sonoridade musical a sua obra literária.

PUBLICIDADE

publicidade

Ary, O Poeta das Canções é o nome de uma Digressão Nacional que completa 10 anos de espectáculos ininterruptos e de um CD editado na comemoração dos 80 anos do nascimento do Poeta.

Canções históricas como Desfolhada, Canção de Madrugar, Cavalo à Solta, Tourada, Estrela da Tarde, Um Homem na Cidade, O Cacilheiro, O Homem das Castanhas, Lisboa Menina e Moça, Os Putos, Retalhos da Vida de um Médico, entre outras, são tocadas e cantadas de forma inovadora e contemporânea com recurso à linguagem da música clássica e contemporânea, do jazz, da world music e do novo teatro musical.

PUBLICIDADE

São 15 clássicos da música portuguesa do Século XX tratados de forma contemporânea, ‘à maneira’ do Século XXI.

José Carlos Ary dos Santos é provavelmente o maior poeta da música portuguesa e é extraordinária a actualidade de uma obra começada a ser escrita há exactamente 50 anos.

Ao ouvir o tema “Canção de Madrugar”, a irmã do poeta, Rosário Ary dos Santos, comentou: “Se o Zé cá estivesse adoraria ouvir esta canção cantada por si”.

E Carlos do Carmo, um dos maiores intérpretes do poeta, com o qual conviveu de perto, afirmou: “É um trabalho muito digno e de grande qualidade. O nosso Ary, se fosse vivo, teria gostado muito desta homenagem.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com