Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

João Vasco Ribeiro assume liderança contra José Eduardo Simões

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-10-2015

A agência de comunicação Ideias Concertadas, em nome do movimento “A Académica tem Futuro!”, envia-nos uma comunicação sobre o momento que se vive na Académica, que reproduzimos na integra:

PUBLICIDADE

A Académica tem Futuro! 

1. Um grupo de sócios da Académica entregou, na passada quinta-feira, dia 22 de Outubro, ao Presidente da mesa da Assembleia Geral, Alfredo Castanheira Neves, um requerimento para convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para destituição da direção da Académica. 

PUBLICIDADE

publicidade

2. Este requerimento surge na sequência da aprovação de uma moção de censura ao Presidente da Direção da Académica por via do trânsito em julgado da decisão judicial que o condenou pelo crime de corrupção passiva, aprovada por cerca de 70% dos sócios reunidos em Assembleia Geral da Académica realizada a 19 de Fevereiro de 2015, numa das assembleias mais participadas da vida da Instituição. 

3. O Presidente da Direção, assim como os seus Vice-presidentes, não retiraram nenhuma ilação desta moção de censura, desrespeitando desta forma a vontade maioritária dos sócios.

PUBLICIDADE

4. Acresce a este desrespeito pela deliberação dos sócios o atual contexto desportivo da Académica, assim como a situação económico-financeira, traduzida na circunstância de a Sociedade Desportiva se encontrar, pelo segundo ano consecutivo, numa situação de insolvência técnica, agudizaram a premência de uma tomada de posição por parte dos sócios no sentido de, em tempo útil, se evitar o descalabro desportivo e  se recuperar a situação financeira. 

5. O requerimento para a destituição da Direção tem como primeiro subscritor João Vasco Ribeiro, sócio n.º 330 e membro do Conselho Académico, e, entre as mais de duas centenas de subscritores, constam personalidades representativas de várias tendências e grupos de sócios, como ex-presidentes da DG da Académica, ex-Presidente da Casa da Académica de Lisboa, membros dos atuais e dos anteriores corpos sociais, dirigentes da Mancha Negra, do Núcleo de Veteranos e do Movimento “Académica 100% dos sócios”.

 6. Por ocasião da entrega do requerimento, o primeiro subscritor e o grupo de sócios que o acompanhou, garantiram à Mesa da Assembleia-Geral que, a ser aprovada a destituição da Direção na Assembleia requerida, estão prontos e apresentarão aos sócios, em eleições, uma equipa  agregadora, competente e credível para recuperar a identidade da Académica, a sua competitividade desportiva e a sustentabilidade financeira, reativando a relação com os sócios, com a cidade, com os parceiros e com os academistas espalhados por todo o mundo.


7. O recente comunicado da Direção da Académica, solicitando a marcação de eleições antecipadas para Maio de 2016, consubstancia o reconhecimento do fim de ciclo desta Direção, incapaz de ultrapassar os problemas com que a instituição se depara.

8.  O facto de, a partir de agora, a Académica ter uma Direção demissionária, torna urgente a marcação da Assembleia Geral de destituição e a subsequente marcação de eleições, em tempo útil. Com a sua demissão a prazo, a Direção colocou a Académica numa situação de enorme fragilidade interna e externa, vulnerabilizando a equipa, os patrocinadores, os agentes desportivos e económicos e enfraquecendo de forma insustentável a sua margem negocial.

9. É, assim, tempo de devolver imediatamente a palavra aos sócios, marcando-se eleições, pois só assim será possível evitar o acelerado definhamento da Académica, quer no plano da credibilidade, quer no plano desportivo, quer no plano financeiro, ilustrado pela sua falência técnica, como será demonstrado na Assembleia Geral desta quinta-feira (dia 29 de Outubro), onde também se discutirá a proposta efectuada pela atual Direção demissionária para a hipoteca de bens imóveis da Académica .

10. A Académica não está condenada a prolongar esta agonia em que a atual Direção demissionária a colocou. A Académica tem um passado que urge respeitar e, apesar das contingências atuais, a Académica tem futuro!

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com