Coimbra

João Moura apresentou candidatura da Bairrada a Cidade Europeia do Vinho/2015

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-10-2014

A candidatura da Bairrada a “Cidade Europeia do Vinho/2015”, proposta pelo Município de Cantanhede conjuntamente com os seus congéneres de Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro, foi apresentada publicamente ontem, 2 de outubro, na sede do Instituto da Vinha e do Vinho, em Lisboa. Ao concurso promovido pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, através da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, concorrem ainda a Região do Alentejo, do Município de Reguengos de Monsaraz em parceria com Évora e Elvas, e a Região dos Vinhos Verdes Alvarinho, submetida por Melgaço e Monção, estando a decisão do júri prevista para breve, em Jerez de la Frontera, Cidade Europeia do Vinho de 2014.

PUBLICIDADE

Na sessão de 2 de outubro, coube ao presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, expor as razões que fundamentam a candidatura da Bairrada à atribuição de um estatuto que tem inerente a realização de diversas ações e eventos tendentes a projetar, nacional e internacionalmente, uma atividade ancestral com assinalável importância económica na região, bem como a tudo o que lhe está associado, do ponto de vista social, cultural e turístico.

“Excellentia Vini” é a assinatura que serve de mote ao projeto e foi a partir desta expressão latina que o autarca enunciou aspetos que unem os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro em torno da cultura do vinho. A este respeito, foi sublinhada a aposta «na inovação que ajuda a depurar o melhor daquilo que é o legado da tradição, tirando partido da exclusividade das características geomorfológicas dos solos e do clima, fatores que estão na origem da excelência de vinhos a que os mais reputados enólogos atribuem qualidade ímpar e que de resto tem estado na base da obtenção de inúmeros prémios nos mais prestigiados concursos de todo o mundo».

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da referência à evolução registada nas últimas décadas, quer ao nível da reconversão e reorganização das áreas de exploração, quer na introdução de novos métodos nas diversas fases produtivas do vinho, foi referido o INOVWINE, projeto de investigação pioneiro que pode ser enquadrado naquilo que se entende pelo conceito de agricultura de precisão, tendo em vista a valorização da qualidade dos produtos.

Por outro lado, João Moura apontou como argumentos fortes da candidatura da Bairrada as características de um território que se estende do mar até à serra, entre as cidades de Coimbra e Aveiro, que são, simultaneamente, polos de forte atração turística e grandes de cultura e ciência em Portugal. “Trata-se de uma vasta região que vale a pena descobrir em toda a sua diversidade: natureza e biodiversidade, unidades termais e hoteleiras de referência, praias de qualidade balnear reconhecida, património cultural e tradições etnográficas com forte identidade e uma gastronomia apreciada a nível internacional, com destaque para a excelência do leitão da Bairrada e outros célebres sabores regionais servidos em restaurantes que integram prestigiados roteiros gastronómicos”, refere a candidatura.

PUBLICIDADE

Outro argumento de peso tem a ver com o número de iniciativas incluídas no programa proposto no projeto da Bairrada para a “Cidade Europeia do Vinho/2015”. No total são 72 ações, das quais 21 serão organizadas especificamente nesse âmbito, como a Gala Cidade Europeia do Vinho/2015, a Assembleia Geral da Recevin, o Wine Winter And Summer School, a Conferência Ibérica do Enoturismo, o seminário sobre “O Cluster do Vinho como Fator Impulsionador da Região” e o Ix In Vino Analytica Scientia Symposium, entre outros. Mas para além destes, aposta-se numa forte associação a eventos, que no conjunto, deverão registar uma afluência estimada em cerca de um milhão de pessoas, tais como a Expofacic, em Cantanhede, a Festa do Leitão da Bairrada, e a AgitÀgueda, em Águeda, Feira da Vinha e do Vinho em Anadia, a Feira de Artesanato, Agricultura, Gastronomia e Vinhos da Mealhada, a FIACOBA – Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada, em Oliveira do Bairro, ou as Comemorações dos 205 anos da Batalha do Buçaco.

Finalmente, também os parceiros estratégicos envolvidos são de molde a valorizar significativamente a candidatura. Um total de 87 entidades manifestaram expressamente o seu apoio, entre as quais a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada, o Turismo Centro de Portugal, a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Biocant Park – Parque de Biotecnologia de Portugal ou a Fundação Mata do Buçaco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE