Cidade

João Ataíde: Universidade de Coimbra lamenta perda de “homem de grande caráter”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-02-2020

A Universidade de Coimbra (UC) manifestou hoje “profundo pesar” pelo falecimento de João Ataíde das Neves, “homem de grande caráter”, que era membro do Conselho Geral da instituição desde 2017.

PUBLICIDADE

“A UC vê partir com muita tristeza um homem de grande caráter que soube estar sempre à altura das suas responsabilidades ao serviço da nossa instituição e do país”, afirma o reitor da Universidade, Amílcar Falcão.

“Pessoalmente, fica a saudade de um amigo que muito estimava e que sempre deu mostras da sua amizade, sobretudo nos momentos mais difíceis”, sublinha Amílcar Falcão, citado numa nota da UC enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho Geral da UC, João Caraça, manifesta igualmente pesar pela morte de “uma voz ativa do órgão de governo da UC”, ocorrida na madrugada de hoje.

“É com o mais profundo pesar que apresento, em nome do Conselho Geral e em meu próprio, sentidas condolências à família” de João Ataíde, que “será recordado pela sua preocupação constante com as questões de orientação estratégica da Universidade, com muito empenho e determinação”, sublinha João Caraça.

PUBLICIDADE

Membro do Conselho Geral da UC enquanto “uma das dez personalidades externas de reconhecido mérito cooptadas para este órgão”, o juiz desembargador (em licença sem vencimento desde 2009) João Ataíde integrava a Comissão de Gestão e Auditoria, Recursos e Sustentabilidade do CG da Universidade.

Deputado do Partido Socialista, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz entre 2009 e 2019, antigo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra e ex-secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.

O corpo de João Ataíde fica está, desde as 18:00 de hoje, em câmara-ardente na capela da Universidade de Coimbra, saindo o funeral às 12:00 de sábado para o crematório da Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE