Câmaras

João Ataíde das Neves deixa Câmara da Figueira da Foz para ser secretário de Estado do Ambiente

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-04-2019

O juiz e presidente da Câmara da Figueira da Foz desde 2009, João Ataíde das Neves, vai ser empossado na quinta-feira como secretário de Estado do Ambiente, sucedendo a Carlos Martins, anunciou hoje a Presidência da República.

PUBLICIDADE

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves é licenciando em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e participou no Programa de Capacitação Avançada de Líderes, orientado pela Nova School of Business and Economics.

PUBLICIDADE

publicidade

Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS, João Albino Rainho Ataíde das Neves também desempenha, desde 2014, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.

Depois de ter sido representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e juiz auxiliar de Porto de Mós (Leiria), João Ataíde exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira (Guarda) e no Tribunal Judicial de Aveiro.

PUBLICIDADE

Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado diretor Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.

Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Além da liderança da Câmara da Figueira da Foz e da CIM Região de Coimbra, João Ataíde também é presidente da Mesa da Assembleia Geral da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo, Administração do Porto da Figueira da Foz e da Estruturas e Investimentos do Mondego SA. E, por inerência da função exercida na autarquia, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Figueira Parques.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE