João Apóstolo é o primeiro professor em Portugal com o título académico de agregado em Ciências de Enfermagem

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-11-2017

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), João Luís Alves Apóstolo, é o primeiro docente do ensino superior em Portugal com o título académico de agregado no ramo do conhecimento em Ciências de Enfermagem.

PUBLICIDADE

Professor João Apóstolo (3)

O título foi-lhe conferido, esta semana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, após dois dias (13 e 14 de novembro) de apresentação de provas públicas, que consistiram na apreciação e discussão do currículo científico do professor da ESEnfC, de um relatório pedagógico e de uma lição – intitulada “Síntese da evidência no contexto da translação da ciência” – por ele apresentados.

PUBLICIDADE

O título académico de agregado, atribuído pelas universidades, atesta a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico do candidato, bem como a capacidade de investigação e aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente (decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho).

Docente na ESEnfC desde 2001, João Alves Apóstolo  é professor coordenador, diretor-adjunto do Portugal Centre for Evidence Based Practice (centro afiliado do Joanna Briggs Institute, da Austrália) e membro da direção do capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (sociedade honorífica de Enfermagem com sede em Indianápolis, EUA).

PUBLICIDADE

publicidade

Elemento da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, cujo prémio de “Investigador de maior impacto” (2014) possui, João Alves Apóstolo, que já recebeu 12 distinções e coordena três projetos de investigação, na área das pessoas com demência e respetivos cuidadores, no domínio da estimulação cognitiva de idosos e no campo da capacitação para o autocuidado, envelhecimento, saúde e cidadania.

Membro do grupo de Declínio Cognitivo da EIPAHA – European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), o professor da ESEnfC integra, também, o grupo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, no âmbito do qual participou na bem-sucedida candidatura (submetida à União Europeia) da região de Coimbra como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Membro da comissão científica da Revista de Enfermagem Referência, João Apóstolo publicou perto de uma centena de artigos em revistas e 60 artigos em trabalhos de conferência, tem sete capítulos de livros, tendo publicado quatro.

João Luís Alves Apostolo é pós-doutorado (2013) e doutorado em Ciências de Enfermagem (2008), dispõe de um mestrado em Adições e Patologias Psicossociais (2000), de uma especialização em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica (1997) e de uma pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000).

Entre 1989 e 2000 trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Centro Hospitalar de Coimbra e no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid.

Além de João Apóstolo, também o professor da ESEnfC, Manuel Alves Rodrigues é agregado, embora no ramo de Educação (pela Universidade de Aveiro).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE