Saúde

Japan Tengsu é “medicamento ilegal”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-01-2019

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou hoje que o produto Japan Tengsu é um “medicamento ilegal” por conter substâncias destinadas ao tratamento da disfunção erétil que apenas podem ser utilizadas em fármacos.

PUBLICIDADE

“O produto Japan Tengsu, comprimido” é “um medicamento ilegal, por não dispor de autorização de introdução no mercado em Portugal e conter substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em medicamentos”, afirma o Infarmed num comunicado publicado no seu ‘site’.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a autoridade do medicamento, este produto foi detetado na alfândega, no âmbito do protocolo de colaboração entre o Infarmed e a Autoridade Tributária e Aduaneira, destinado ao combate à falsificação de medicamentos.

“O produto tem, provavelmente, origem em vendas através da Internet, não tendo sido detetado no circuito legal de venda de medicamentos (por exemplo, farmácias)”, sublinha no comunicado.

PUBLICIDADE

Depois de ter analisado o produto laboratorialmente, o Infarmed verificou que este produto contém a substância ativa sildenafil, que se destina à melhoria do desempenho sexual.

“Atendendo a que não está garantida a qualidade, segurança e eficácia deste produto, a sua utilização é proibida em Portugal”, sublinha.

O Infarmed avisa as entidades que dispõem deste produto de que não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo comunicar de imediato com a autoridade do medicamente.

Também os utentes que disponham deste produto não o devem utilizar, devendo entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição, através da Valormed.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE