Coimbra

Jantar sensorial apela à inclusão em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-11-2021

Decorreu, esta sexta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), o jantar sensorial – Aromas, paladares e texturas…. abraçando a inclusão!, uma iniciativa que juntou 40 pessoas, numa organização da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, com o apoio da Sociedade Boas Quintas Lda e da instituição de ensino.

PUBLICIDADE

Jantar de olhos vendados é um desafio a não partir copos, mas o olfato torna-se o rei da experiência. Tudo é uma surpresa, a sensação é como conduzir numa noite de nevoeiro cerrado com os mínimos acesos, vê-se muito pouco, ou quase nada, apenas vultos, mas o efeito pretendido está lá: da comida nem sinal. Pelos menos à vista, porque os cheiros estão bem presentes.

O primeiro instinto? Tocar e por sorte, o primeiro toque foi em algo seco, uma fatia de pão. Para saborear… esmagada de grão, azeitona e alga, bacalhau confitado e pil pil com casca de grão crocante. Seguiu-se o prato principal: bife wellington com risotto de cogumelos. E por fim a sobremesa: arroz doce, bolo creme limão e crumble de canela.

PUBLICIDADE

“Este jantar às escuras”levado a efeito pela Associação Beira Aguiar de Apoio ao Deficiente Visual “está inserido num périplo” que começou em Coimbra, disse, ao NDC o presidente da direção da instituição.
João Pedro Fonseca refere que o objetivo “é mostrar o mundo da cegueira, para que a sociedade se torne mais inclusiva”.

Para além da vertente social prevista neste evento, dado o trabalho da Escola de Cães Guia para Cegos de Mortágua, a iniciativa enquadra-se “no processo formativo dos futuros profissionais da hotelaria, turismo acessível/inclusivo, sensibilizando para o atendimento e serviço a cidadãos sem o sentido da visão, ou com muito baixa visão”, como sustenta o diretor da  Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

O jantar sensorial contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que frisou que a iniciativa “é uma excelente parceria que permite sensibilizar para a inclusão”.

Foi de olhos vendados que Paulo Bernardo falou, ao NDC, para nos contar a sua experiência nesta noite bem diferente e começou por dizer que a primeira sensação foi a de caminhar para o abismo. A segunda sensação, já durante o jantar, alguma dificuldade em colocar a comida no garfo, no entanto garante que é para repetir.

Veja o vídeo do Direto NDC com Ana Sofia Antunes:

Veja o vídeo do Direto NDC com José Luís Marques:

Veja o vídeo do Direto NDC com João Pedro Fonseca:

Veja o vídeo do Direto NDC com Paulo Bernardo :

Veja o vídeo do Direto NDC do início jantar sensorial – Aromas, paladares e texturas… abraçando a inclusão:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE