Jaime Ramos quer colar Santa Clara à Coimbra da UNESCO

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-09-2017

 O candidato da coligação Mais Coimbra (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) à Câmara, Jaime Ramos, defendeu hoje a necessidade de valorizar a riqueza monumental de Santa Clara, na margem esquerda do Mondego, com articulação à área da cidade classificada como Património Mundial.

PUBLICIDADE

rainha santa

Durante uma visita ao Mercado das Almas de Freire, território da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, cuja junta é liderada por José Simão (PSD), que se recandidata ao cargo, Jaime Ramos disse que importa “colar o património” local ao conjunto Universidade – Alta e Sofia, na margem direita, classificado como Património Mundial da Humanidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos de valorizar também o património de Santa Clara como jóia de Coimbra”, afirmou, em declarações à agência Lusa.

O antigo deputado social-democrata Jaime Ramos, que também foi governador civil do distrito de Coimbra na década de 90 do século passado, disse que, se for eleito presidente da Câmara, vai trabalhar para que os monumentos e sítios desta zona de Coimbra, alguns associados a figuras lendárias da história de Portugal – como Inês de Castro ou Isabel de Aragão (Rainha Santa, padroeira de Coimbra) – sejam igualmente elevados à categoria de Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

PUBLICIDADE

É o caso dos conventos de Santa Clara-a-Velha e Santa Clara-a-Nova, a sul do Mondego, onde também se situam a Quinta das Lágrimas e a Fonte dos Amores, ligadas à lenda de Inês de Castro, que “depois de morta foi rainha”, segundo o poeta Luís de Camões.

Estes monumentos medievais, a par do Arco de Almedina (porta principal da cidade muralhada) e da Igreja de Santa Cruz, no centro histórico de Coimbra, “deviam ser também classificados”, disse o candidato da coligação Mais Coimbra.

Neste contexto, Jaime Ramos criticou o facto de a autarquia, no mandato que está a terminar, sob a presidência de Manuel Machado (PS), que se recandidata ao cargo, ter aprovado a construção de “mais um hipermercado” no sopé do planalto de Santa Clara, próximo do convento de Santa Clara-a-Nova.

“Esta é uma situação grave. Parece-me que viola o Plano Diretor Municipal”, acusou, lamentando que a Câmara “não tenha pedido à UNESCO um parecer prévio”.

Para o candidato e antigo presidente da Câmara de Miranda do Corvo, “Coimbra faz mal, sujeitando-se a violar as normas da UNESCO”.

Nas eleições de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE