Jaime Ramos deseja área metropolitana em conferência “abrilhantada” por Rui Rio

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-09-2017

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, Jaime Ramos, reafirmou hoje a necessidade de se criar a Área Metropolitana de Coimbra, considerando que esse mecanismo permitira dar “um passo decisivo” para um serviço de transportes regional.

PUBLICIDADE

rui rio e jaime ramos

“Coimbra reúne todas as condições para ser uma área metropolitana. A CIM [Comunidade Intermunicipal] da Região de Coimbra reúne condições para ser uma área metropolitana”, defendeu o candidato da coligação ‘Mais Coimbra’, que falava durante uma conferência subordinada ao tema “As vantagens da descentralização”, que contou com a presença do antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

PUBLICIDADE

Para Jaime Ramos, Coimbra deve reivindicar uma área metropolitana, “a exemplo de Lisboa e do Porto”, permitindo também transferência de fundos da administração central para os transportes públicos da região.

“Não há um serviço [de transportes] regional, desde Mealhada, Figueira da Foz, Tábua, Lousã. Não há esta visão e a área metropolitana seria um passo decisivo para que isso fosse possível”, sublinhou.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a conferência, o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT afirmou-se um “regionalista”.

“A desconcentração de serviços de Lisboa é fundamental”, vincou o candidato, salientando que Coimbra pode receber o Tribunal Constitucional “ou serviços na área da saúde” ou educação.

Segundo Jaime Ramos, a regionalização permitiria garantir “mais transparência e mais democracia à democracia”, assim como uma maior participação por parte dos cidadãos.

O cabeça de lista da coligação sublinhou ainda a necessidade de Coimbra se bater por questões como uma autoestrada entre Coimbra e Viseu, a criação de uma espécie de “Silicon Valley entre Aveiro e Coimbra”, a ligação de Castelo Branco a Espanha ou a abertura da base aérea de Monte Real, Leiria, à aviação civil.

mais coimbra

Numa conferência que se realizou na sede da candidatura, Jaime Ramos alertou também que, se o PS, que lidera a autarquia, ganhar, vai-se “continuar a ter mais do mesmo”, referindo que o cabeça de lista socialista, Manuel Machado, está “gasto, sem ideias novas”, com exceção da proposta de criação de um aeroporto em Coimbra, que é uma ideia, no seu entender, “risível” e motivo de “chacota”.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE