Jaime Ramos cumpre o que prometeu e sai da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-10-2017

Não foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Não fica como vereador da oposição. Jaime Ramos cumpre o que prometeu durante a campanha. Renunciou ao mandato.jaime ramos

PUBLICIDADE

Veja o que Jaime Ramos disse na primeira reunião da Câmara Municipal de Coimbra:

Excelentíssimo Dr Manuel Machado
Presidente da Camara Municipal de Coimbra

PUBLICIDADE

Pelo presente apresento a minha renúncia ao cargo de Vereador nesta Câmara Municipal .
Coimbra vive um declínio de décadas .
Indicadores demográficos e sócio-económicos revelam a desvalorização de Coimbra e a sua perda de influência a nível regional e nacional .
Esta realidade não é consequência exclusiva da gestao da Câmara Municipal.
Vários outros actores e forças vivas são igualmente responsáveis . A política centralista baseada em Lisboa é uma das causas que não deve ser esquecida e tem de ser combatida .
A Região de Coimbra sofre igualmente de forte declínio havendo projecções demográficas muito preocupantes no âmbito da CIM, Comunidade Intermunicipal, com repercussões sociais e económicas muito negativas no médio prazo .
Coimbra enfrenta circunstâncias muito difíceis mas não está condenada ao insucesso.
Perante este diagnóstico , porque acredito  nas potencialidades da cidade e na possibilidade de construir um futuro melhor  , senti ser meu dever disponibilizar-me para assumir as funções de Presidente da Câmara Municipal  de Coimbra .
Sei que para inverter o declínio  não basta uma gestão eficiente do Município .
É necessária uma liderança capaz de gerir com transparência e eficácia a Câmara Municipal sendo simultaneamente motor de liderança política das forças vivas do concelho e da Região .
Sei que não basta um bom administrador na autarquia, apto a gerir os recursos humanos e materiais do município..

É preciso um Presidente capaz de liderar a Região e agitar de forma criativa as forças vivas do concelho: Universidade, Politécnico, serviços  dependentes da administração  central, empresas, organizações sem fins lucrativos …

PUBLICIDADE

publicidade

Coimbra precisa de política com visão estratégica. As escolhas dos eleitores possibilitam uma política de continuidade  que me parece negativa e insuficiente.
Não há democracia sem partidos e sem confronto de opiniões. O populismo anti-partidos , surgido em independentes apartidários, encerra o perigo do eterno retorno do fascismo .
Numa gestão democrática a oposição tem um papel importante e imprescindível .

Sei que numa Câmara Municipal os vereadores da oposição são fundamentais para exigir uma gestão transparente e Coimbra deve ambicionar ter a autarquia mais transparente do País .
Em condições normais deveria assumir com orgulho as funções para que fui eleito nos termos da lei 

Acontece que devido a circunstâncias  pessoais , que expliquei e publicitei  durante a campanha eleitoral , não me é possível exercer as funções de Vereador .
Os eleitores souberam atempadamente que , no caso de não ser eleito Presidente da Câmara Municipal , não desempenharia o cargo de vereador .
A composição desta Câmara resulta da vontade dos eleitores incluindo aqueles , demasiados , que se abstiveram e que também patrocinaram a continuidade .
Compete aos eleitos valorizar Coimbra invertendo o declínio e a perda de influência.
Felicito o Dr Manuel Machado pela sua reeleição bem como todos os seus correlegionários.
Desejo a todos os eleitos , na Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia as maiores felicidades e os maiores sucessos no desempenho das suas funções .
À Professora Madalena Abreu , Dra Paula Pego e Eng Paulo Leitão , meus colegas de lista,  um agradecimento especial pela disponibilidade e coragem que manifestaram .

A todos aqueles, pessoas e partido , que integraram as diferentes listas de candidatura e votaram em “Mais Coimbra” transmito a minha gratidão pela confiança e esperança   que manifestaram na minha liderança 

Jaime Ramos

Jaime

Jaime Ramos, Madalena Abre e Paulo Leitão na primeira reunião da CMC 2017/21

Nos termos da lei eleitoral, não entra o quarto da lista da Coligação Mais Coimbra, o centrista Luís Providência, mas a candidata número 5, que é Paula Pego, indicada pelos sociais democratas.

coimbra câmara

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE