Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Já votou no Orçamento Participativo de Penacova?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-10-2016

O Orçamento Participativo em Penacova terá esta sexta-feira o seu último dia de votação, tendo em vista a seleção dos projetos a executar pelo município, sob escolha dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Penacova 2

O período de votação começou em 19 de setembro em diversos locais, como no site do município, no Balcão Único de atendimento da Câmara Municipal, no Posto de Turismo e na Carrinha do Orçamento Participativo, veículo que tem percorrido cada uma das freguesias do concelho. Ao todo, são 18 as propostas que reúnem todas as condições para poderem ser executadas, tendo a autarquia disponibilizado um total de 75 mil euros para este efeito.

PUBLICIDADE

publicidade

Como sublinha João Azadinho, vice-presidente do município que tem acompanhado mais de perto esta iniciativa promovida pela Câmara de Penacova, “o executivo municipal decidiu dar início a este projeto com o objetivo de incentivar o diálogo entre os munícipes, contribuindo assim para uma sociedade civil ativa, dinâmica e coesa, aumentando a transparência da atividade autárquica e valorizando uma cidadania plena, bem como a democracia local”.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município, este projeto do orçamento participativo que está agora na reta final, tem um balanço extremamente positivo, foram dezenas as ideias que durante as fases anteriores foram discutidas e votadas. O edil assegura que “mesmo aquelas que não chegaram a esta fase de votação, serão alvo de análise por parte do executivo, porque algumas delas são bastante interessantes e tem viabilidade“.

PUBLICIDADE

A apresentação pública dos resultados será feita na próxima segunda-feira, às 18:00h, no edifício da Câmara Municipal.

PROPOSTAS FINAIS A VOTAÇÃO:

Construção de um canil e gatil

Descrição: A construção de um canil e gatil terá como principal objetivo promover a adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município, no decorrer das suas obrigações legais, bem como aqueles que são entregues pelos munícipes.

 

Parque de gestão de resíduos

Descrição: Infraestrutura destinada à recolha e posterior encaminhamento de resíduos de construção/demolição (RCD), metais, madeiras e resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos domésticos.

Estrada Segura

Descrição: Execução de passadeira, sinalização horizontal e lombas redutoras de velocidade na estrada adjacente à escola primária do Seixo.

Caminhos florestais

Descrição: Limpeza de caminhos florestais na freguesia de Carvalho.

Expansão do centro de BTT

Descrição: Ampliação e melhoramento das condições locais situadas na antiga escola de Monte Redondo, para a prática da modalidade BTT.

Conselho Municipal de Turismo

Descrição: Criar um ponto de encontro entre indivíduos e entidades ligadas ao turismo onde possam ser delineadas linhas estratégicas para o turismo em Penacova, e criadas parcerias no desenvolvimento de atividades e outros produtos turísticos no concelho.

Construção coletiva de uma barca serrana

Descrição: Construção da barca serrana envolvendo as pessoas e os seus saberes. Transformar o processo numa atração turística e de recolha de artefatos utilizados na construção tradicional da embarcação.

Reabilitação da Foz da Ribeira de Arcos

Descrição: Converter o local numa zona de lazer, onde possa haver um ancoradouro para o barco do lavrador e que sirva para ancorar as canoas que descem o rio Mondego. Dotar o local com um parque de merendas e reabilitar a estrada de acesso.

Beneficiação do acesso – parque desportivo

Descrição: Beneficiação do ramal de acesso ao parque desportivo da Foz do Caneiro.

Requalificação de Escola Primária

Descrição: Requalificação da antiga escola primária de São Mamede para Parque Multiusos. O projeto consiste em criar um circuito de manutenção ao ar livre (na parte detrás da escola), uma sala para atividade física, uma sala de eventos e um parque de merendas/lazer (parte da frente do edifício).

Em memória de Alípio Borges

Descrição: Esta proposta prevê que sejam criados, em homenagem a Alípio Borges: arquivo municipal das suas obras literárias e musicais, execução de uma exposição fotográfica acerca da sua vida, gravação de um cd com as suas obras, produção de um espectáculo musical.

Parque de lazer

Descrição: Requalificação do terreno em frente ao Clube Desportivo de Gondelim, através da execução de um parque infantil, churrasqueira e parque de merendas. Na zona balnear pretende-se a construção de escorrega, colocação de areia, comporta amovível e pavimentação da zona envolvente.

Alva Sénior

Descrição: Desenvolvimento do projecto “Alva Sénior” que pretende acolher candidaturas de séniores interessados em praticar voluntariado, promovendo a execução de atividades socialmente úteis nas freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego.

Segurança na Estrada

Descrição: Melhoria das condições de segurança da estrada que faz a ligação de Hombres a Laborins, nomeadamente guardas de seguranças e sinalização vertical.

Penacova num ponto

Descrição: Instalação de uma casa modular na Portela de Oliveira para fins turísticos.

Requalificação da praia fluvial

Descrição: Melhoramento da área referente à praia fluvial do Cornícovo, requalificação do parque de merendas, assim como de um parque de estacionamento.

Requalificação de caminhos

Descrição: Requalificação dos caminhos de visita para os moinhos da Portelinha-Aveleira

Requalificação do largo do salão com circuitos de manutenção

Descrição: Requalificação do largo do salão da Aveleira, com a implementação de um parque de merendas, um circuito de manutenção, um mini-palco e instalações sanitárias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com