Coimbra

Já se sabe onde é o que o Metrobus “vai parar” em Condeixa

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

“A expansão a Condeixa do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que será servido com metrobus (autocarros elétricos), vai atravessar o concelho de Condeixa-a-Nova, desde o centro da cidade de Coimbra até ao centro da vila de Condeixa-a-Nova, no terminal Rodoviário, prosseguindo até Penela” anunciou hoje a autarquia local.

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“Este é um projeto estruturante para o desenvolvimento de Condeixa e pelo qual me tenho batido ao longo dos últimos anos. Os estudos realizados e os avanços que agora se conhecem relativamente a este dossiê provam que não há nenhuma megalomania na defesa de uma mobilidade adequada às necessidades de Condeixa e da região de Coimbra”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O Estudo para a Expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego foi promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), com o objetivo de analisar a viabilidade económica e efetuar a avaliação de critérios relativos a potenciais canais de expansão do sistema a concelhos vizinhos, concluindo que o eixo de ligação Coimbra-Condeixa-a-Nova é o que, em termos comparativos, reúne as melhores condições para vir a ser concretizado, com reconhecido mérito nas quatro dimensões estudadas: económico, operacional, urbano e social.

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De acordo com o previsto no relatório final do Estudo para a Expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego, proposto no Plano Ferroviário Nacional (PFN) e já aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o traçado da futura ligação de metrobus entra na zona nascente do concelho, junto à Quinta da Azenha, atravessa os lugares de Barreira/Gorgulhão, cruza a Avenida Universidade de Coimbra e a Quinta do Travaz, no lugar de Casal da Estrada, dirigindo-se ao centro da Vila, cruzando a EN1 e a Lapinha, terminando na última paragem contemplada neste eixo, o Terminal Rodoviário.

A primeira paragem dentro do concelho de Condeixa acontece na Rua do Gorgulhão, entre os lugares de Gorgulhão e Barreira.

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Relativamente ao eixo de ligação Condeixa-a-Nova – Penela, o traçado proposto inicia-se no Terminal Rodoviário, atravessa o centro da vila em direção ao lugar de Condeixa-a-Velha, dirigindo-se ao lugar de Póvoa de Pegas, faz a última paragem no concelho de Condeixa-a-Nova no lugar de Zambujal, e termina fora do Concelho de Condeixa-a-Nova, no centro do lugar de Penela, do concelho de Penela.

A primeira paragem dentro deste eixo Condeixa-Penela realiza-se na Rua Externato Infante D. Pedro, no troço do arruamento que sobe para as Piscinas Municipais, atravessando posteriormente o Palácio Conde de Podentes/Quinta do Hospício, dirigindo-se ao lugar de Condeixa-a-Velha.

A segunda paragem deste eixo localiza-se em frente à Igreja Matriz de Condeixa-a-Velha, na Rua da Igreja, que se acredita irá servir também o Museu Monográfico e Ruínas de Conimbriga. O traçado irá depois acompanhar, paralelamente, a EN347 em direção aos lugares de Póvoa de Pegas e Zambujal.

A paragem junto ao lugar de Póvoa de Pegas já se localiza fora do concelho de Condeixa-a-Nova. No entanto, acredita-se que se a alteração da paragem para a ER347-1 for viável, a mesma irá servir mais facilmente a população dos lugares circundantes.

A última paragem dentro do concelho de Condeixa-a-Nova, localiza-se junto à escola primária, associação de jovens e campo desportivo do lugar do Zambujal.

Posteriormente, o traçado proposto dirige-se para o lugar de Alfafar, parando no lugar de Camarinha e terminando no centro de Penela, todos eles já pertencentes ao Concelho de Penela.

O Sistema de Mobilidade do Mondego, atualmente em execução, deverá arrancar em 2024, esperando-se que a sua expansão a Condeixa, estimada em 39 milhões de euros, possa ser iniciada no próximo quadro comunitário de apoio.

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