Vamos

Já pode ver o presépio centenário dos Bombeiros Sapadores de Coimbra (com vídeos)

Cátia Vicente | 1 ano atrás em 14-12-2022

A tradição cumpriu-se e o presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra voltou a abrir as portas para os visitantes, esta quarta-feira, dia 14 de dezembro. O espaço anexo ao quartel, na zona do Vale das Flores, pode ser visitado diariamente até 7 de janeiro e, este ano, conta com uma exposição dedicada ao trabalho específico efetuado pela companhia no aeródromo de Cernache durante o período crítico de combate a incêndios.

PUBLICIDADE

A instalação do presépio que segundo o comandante Paulo Palrilha “tem mais de cem anos”, é uma atividade que envolve todos os pelotões. A cada bombeiro que se voluntaria para a montagem do presépio é atribuída uma função específica, que vai desde a iluminação, passando pelo próprio presépio sem esquecer o estábulo, que este ano acolhe um pónei chamado “Chico”.

“É com muito orgulho que por mais um ano estamos a dar este presépio à cidade”, afirmou o comandante, na inauguração do presépio, deixando “um profundo agradecimento a todos os bombeiros que se envolveram na montagem”, processo que demora mais de um mês.

PUBLICIDADE

O presépio é animado, com recurso a uma “engenhoca” que tem um motor elétrico e é feita com “correntes de bicicleta, de motorizada, mecanismos de máquinas de lavar”, mas já conta também com “alguma tecnologia”, revelou o responsável. O trabalho é todo de bombeiros que preparam os diversos quadros. Na “gruta de Natal” pode ver o estábulo onde nasceu o Menino Jesus, mas também cenários como o lagar do azeite, a oficina do ferreiro, a serração, a cegonha ou picota, a fonte, o lago, a nora, os moinhos movidos a água e a vento. 

São cerca de 100 as figuras presentes, grande parte delas a representar animais, numa área com 60 metros quadrados. Este ano, numa zona anexa ao presépio está uma exposição temática dedicada à brigada de aeródromo do quartel e ao trabalho único e específico no manuseamento e contenção de matérias perigosas. 

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Matias Lopes, vereador da Câmara de Coimbra com o pelouro dos Bombeiro, também presente na inauguração do presépio, agradeceu aos operacionais o trabalho que têm feito, dando conta do “orgulho e satisfação” ao ver este espaço aberto às visitas de toda a população.

O presépio pode ser visitado na Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Mendes Silva, até ao dia 7 de janeiro, todos os dias das 10h00 às 20h00. A entrada é gratuita. 

Veja como está o presépio:

A inauguração foi feita com canções de Natal cantadas pelos alunos da Escola da Quinta das Flores:

Paulo Palrilha, comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra: 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE