Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Já foram apresentadas 23 propostas ao Orçamento Participativo de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-04-2019

Os Encontros Participativos de apresentação da segunda edição do Coimbra Participa, terminaram ontem e contaram com a participação de mais de 400 pessoas.

PUBLICIDADE

Foram 18 sessões, distribuídas por várias freguesias do concelho, que pretenderam fomentar o interesse de um maior número de cidadãos no orçamento participativo.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante este período, foram apresentadas 23 propostas, 13 das quais ao Coimbra Participa e 10 ao Coimbra Jovem Participa.

O prazo para a apresentação de propostas ainda está a decorrer até 15 de abril.

PUBLICIDADE

“O que podemos fazer pelo bem-estar?” é o tema para esta edição do Coimbra Participa, que tem como objetivo primordial a promoção da participação cívica informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local. Este ano a dotação global é de meio milhão de euros e as propostas devem ser apresentadas, tal como no ano passado, através da plataforma https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt.

Uma das grandes novidades desta edição é que abrange todo o concelho, destinando-se, assim, a projetos ou ações que, em qualquer área territorial do município, visem a preservação e a melhoria da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

O tema tem como enquadramento os indicadores que compõem o Índice de Bem-Estar desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística, que observa a evolução do bem-estar da população mediante duas perspetivas de análise: condições materiais de vida e qualidade de vida. As propostas apresentadas deverão inserir-se nestas perspetivas, num dos seguintes domínios: saúde; balanço vida-trabalho; educação, conhecimento e competências; segurança pessoal; participação cívica e governação; relações sociais e bem-estar subjetivo; e ambiente.

Qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e tenha mais de 14 anos pode participar, sendo que o Coimbra Participa é destinado aos cidadãos com idade superior a 30 anos, enquanto o Coimbra Jovem Participa é dirigido aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos. As propostas devem ser submetidas, via plataforma, até 15 de abril, para depois serem analisadas pela Comissão Técnica até 15 de maio.

Depois das propostas analisadas, segue-se a fase de votação dos projetos, que decorre durante o mês de junho. A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CMC, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão.

A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com