Coimbra

ISEC vai formar professores em São Tomé e preparar profissionais da indústria do petróleo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-07-2019

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC vai dar formação avançada a professores da Universidade de São Tomé e Príncipe – USTP nas áreas das engenharias Civil, Eletrónica, Mecânica e Informática.

PUBLICIDADE

As ações de formação irão iniciar-se já em outubro, estando prevista a sua realização tanto em Coimbra como em São Tomé.

Para além dos projetos de formação para professores, a parceria entre estas duas instituições irá também dar origem a formações específicas para profissionais da indústria do petróleo em São Tomé e Príncipe.

PUBLICIDADE

publicidade

A parceria foi formalizada hoje através da assinatura de um protocolo de cooperação entre o ISEC e a Universidade de São Tomé e Príncipe – USTP. Tendo como signatários Mário Velindro, presidente do ISEC, e Peregrino Costa Sacramento, reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe, o protocolo tem como objetivo “desenvolver uma ampla e eficaz colaboração em temas de interesse comum, tendo como particular enfoque o processo de transmissão de conhecimento em matérias da competência de ambas as partes”. Para atingir esses objetivos, o ISEC e a universidade são-tomense irão organizar simpósios, conferências e workshops – para além de ações de formação a estudantes, professores, investigadores e profissionais da indústria. “Programas relacionados com a investigação e o desenvolvimento” estão também previstos no protocolo.

“A Universidade de São Tomé e Príncipe e a sua Faculdade de Ciências e  Tecnologia têm boas condições, tanto para ensinar, como para iniciar alguns projetos de  investigação”, afirma Mário Velindro. “A intervenção do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra será, em primeiro lugar, de contribuir para a qualificação do corpo docente, orientando a conclusão de mestrados que já estão iniciados e que já têm algum trabalho de campo”.

PUBLICIDADE

A área de engenharia informática é uma das que tem mais procura em São Tomé, seguida da engenharia mecânica. “O ISEC está profundamente empenhado na transmissão de conhecimento nas diferentes áreas de engenharia em que é especialista, o que contribuirá, decerto, para desenvolver São Tomé e Príncipe a nível tecnológico e criar mais riqueza no país”, afirma Mário Velindro. “O ISEC irá transmitir aos docentes e investigadores de São Tomé o seu novo modelo de ensino da engenharia: um ensino mais digital, menos passivo, mais dedicado à experimentação e à inovação, com maior estímulo à criatividade. A investigação deverá ser feita de uma forma mais interativa, em parceria com as empresas”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE