Isaltino Morais disponibiliza ajuda técnica a municípios afetados pelos incêndios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-12-2017

A Câmara Municipal de Oeiras (distrito de Lisboa) vai disponibilizar aos municípios que foram afetados pelos incêndios um sistema de informação geográfica que lhes permite “um correto planeamento e rearborização do território.

PUBLICIDADE

fogo

O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que explicou tratar-se de “uma doação solidária a trinta municípios portugueses que viram mais de 20% da sua área ardida, nos incêndios deste verão”, num total de cerca de 290 mil hectares.

PUBLICIDADE

publicidade

O apoio a estes municípios consiste no fornecimento de ortofotomapas atualizados, disponibilização de uma plataforma informática para gestão integrada e apoio técnico e científico.

“Sendo o município de Oeiras pioneiro na gestão do território, recorrendo a sistemas de informação geográfica, decidiu apoiar os municípios mais afetados pelos incêndios e fornecer a cobertura aerofotogramética ortorretificada (ortofotomapas) a esses municípios”, justificou o autarca.

PUBLICIDADE

O autarca de Oeiras explicou que este projeto será levado a cabo pela Municipia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, que irá proceder à produção de cartografia, topografia, ortofotomapas, cadastro predial e na conceção e gestão de sistemas de informação geográfica.

“O fornecimento desta informação base permitirá a estes municípios disporem de ferramentas para um correto planeamento da rearborização e ordenamento florestal, numa primeira fase, e à sua gestão, numa segunda fase do processo”, apontou.

Este projeto irá avançar no início de 2018, abrangendo os concelhos da Lousã, Mortágua, Gavião, Vagos, Tondela, Freixo de Espada à Cinta, Penacova, Nelas, Oleiros, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Castelo de Paiva, Vila de Rei, Mangualde, Tábua, Sertã, Vila Nova de Poiares, Seia, Gouveia, Góis, Castanheira de Pera, Marinha Grande, Vouzela, Mira, Arganil, Pampilhosa da Serra, Figueiró dos Vinhos, Mação, Oliveira do Hospital e Pedrógão Grande.

A autarquia de Oeiras perspetiva que a implementação deste projeto tenha um custo de 467 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE