Economia

ISA permite que Gascan reduza custos e aumente a qualidade do serviço na distribuição de gás

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 13-06-2013

A Gascan é cliente da ISA – Intelligent Sensing Anywhere há mais de 15 anos, tendo mais de 90% dos seus reservatórios de gás monitorizados com a solução de telemetria desenvolvida pela empresa tecnológica de Coimbra. A utilização de telemetria no seu parque de reservatórios trouxe benefícios à sua atividade e, consequentemente, uma melhoria no serviço prestado aos seus clientes.

PUBLICIDADE

A programação das rotas de distribuição de combustível é um processo complexo que exige um planeamento eficaz. A solução da ISA para monitorizar os reservatórios de gás e outros combustíveis veio revolucionar este processo, ao fornecer informação em tempo real aos responsáveis por este planeamento.

A Gascan foi uma das empresas pioneiras em Portugal a apostar nesta solução, tendo instalado os seus primeiros equipamentos da ISA em 1997. Atualmente, praticamente todo o seu parque está equipado com telemetria da ISA. Através de um equipamento instalado em cada reservatório, os responsáveis pela distribuição recebem os níveis de todos os reservatórios compilados em relatórios num software (ou no seu ERP).

PUBLICIDADE

publicidade

Na experiência da Gascan, antes de utilizar a telemetria no seu parque, enfrentava vários desafios, como a validação de faturas respeitantes aos abastecimentos. Com a utilização da solução da ISA, a gestão do abastecimento dos reservatórios passou a ser controlada pela Gascan ao invés do fornecedor, levando a uma redução do nível de stock médio de gás e a níveis de serviço mais elevados.

Um dos maiores benefícios que esta solução garante às distribuidoras de combustíveis reside precisamente no aumento da qualidade do serviço fornecido. Um dos principais fatores que garante esta melhoria é a eliminação de ruturas de stock. Através da receção de alertas de níveis mínimos, os programadores garantem que os reservatórios são sempre reabastecidos antes de chegarem a níveis que comprometam o fornecimento aos consumidores finais.

PUBLICIDADE

A utilização de telemetria permite ainda obter estimativas de consumo, bem como informação dos abastecimentos aos reservatórios. Como a Gascan comprova, “com a utilização da telemetria passou a haver uma maior otimização das rotas e das quantidades abastecidas.”

Após mais de 15 anos a usufruir dos benefícios desta solução, a Gascan recomenda a monitorização remota de reservatórios a outras empresas do ramo, comprovando que “a sua utilização é fundamental para alcançar redução de custos e aumento do nível de serviço”.

Relativamente à sua relação com a ISA – Intelligent Sensing Anywhere, a Gascan afirma que é uma empresa que aposta na melhoria contínua dos seus produtos e novas soluções. Para além do fator inovação, salienta também que a ISA dispõe de uma equipa de suporte competente e capaz de desenvolver aplicações à medida (adequadas aos requisitos dos sistemas dos clientes), cumprindo os prazos estabelecidos.

A Gascan é uma empresa líder de mercado com 20 anos de experiência na distribuição e comercialização de gás propano. Serve uma base de 70.000 clientes distribuídos por todo o país através de uma equipa própria de 85 técnicos, comerciais e administrativos repartidos por 5 delegações.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE