Saúde

IPO de Coimbra recebe acelerador linear para aumentar capacidade de resposta

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-04-2021

Chega no próximo dia 3 de abril ao IPO de Coimbra, o primeiro de dois aceleradores lineares, que visam substituir outros dois equipamentos de megavoltagem, com mais de uma década de atividade.

PUBLICIDADE

Com um investimento que ultrapassa os 5,8 milhões de euros, estes novos equipamentos permitem aumentar a capacidade de resposta particularmente no que diz respeito à complexidade das técnicas de tratamento, com tradução quer na precisão, quer na segurança da radioterapia prescrita.

Trata-se de um acelerador linear Sistema Halcyon/Varian, que é a primeira unidade deste tipo a ser instalada em Portugal e que traduz um novo conceito de tratamento, permitindo a realização de técnicas complexas de tratamento, guiadas por imagem, mais precisas, seguras e, portanto, mais eficazes. É um equipamento robusto e com características inovadoras também no que diz respeito aos requisitos de espaço físico, uma vez que pode ser instalado em áreas de menores dimensões, permitindo a otimização dos espaços e dos circuitos dedicados.

PUBLICIDADE

Com este novo equipamento, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE vê reforçado o seu posicionamento de instituição de referência na Região Centro, no que concerne aos tratamentos de radioterapia, fortalecendo e consubstanciando a rede assistencial em radioncologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE