Saúde

IPO de Coimbra quer continuar a ser uma referência nacional aos 60 anos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 29-12-2022

 O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que hoje completou 60 anos, pretende continuar a afirmar-se como uma instituição de referência no Serviço Nacional de Saúde (SNS) na prestação de cuidados com qualidade e em tempo oportuno.

PUBLICIDADE

“Assumimos com orgulho o nosso passado, a nossa história, cultivamos no presente os valores que nos foram transmitidos ao longo de gerações e acreditamos que a nossa maior força é colocar o doente no centro do cuidar”, salientou hoje Margarida Ornelas, presidente do conselho de administração, em conferência de imprensa.

Numa sessão para apresentar o programa comemorativo dos 60 anos de atividade, que se vai estender ao longo de 2023, sob o lema como “Construindo o presente entre o passado e o futuro”, a administradora frisou que a unidade hospitalar preparou o futuro para reforçar “o compromisso com o doente oncológico e reafirmar o nosso papel de centro de referência em oncologia do SNS”.

PUBLICIDADE

publicidade

Margarida Ornelas sublinhou que o IPO de Coimbra, que tem 181 camas e emprega mais de um milhar de pessoas, “tem crescido e modernizado”, salientando os investimentos em curso de requalificação e ampliação do edifício da cirurgia e imagiologia, cuja conclusão está prevista para novembro do próximo ano.

A empreitada, no valor de 27,9 milhões de euros, que começou no final do ano passado, “marcará o futuro não só do IPO de Coimbra, como da própria região Centro, por permitir melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados, em condições hoteleiras mais alinhadas com os atuais padrões”.

PUBLICIDADE

“Sendo um investimento imprescindível e estruturante em áreas clínicas, permitirá a gestão dos recursos disponíveis, alicerçada em critérios de eficácia e eficiência, numa perspetiva de obtenção de valor, permitindo reforçar a confiança, quer dos doentes, quer dos profissionais”, reforçou a presidente do conselho de administração.

No início deste ano, a unidade hospitalar concluiu a instalação de dois aceleradores lineares, num investimento global de 5,83 milhões de euros.

Segundo Margarida Ornelas, neste momento encontra-se em fase de concurso a aquisição de dois equipamentos de tomografia computorizada e uma câmara gama com tecnologia híbrida de tomografia computorizada, num investimento previsto de 2,1 milhões de euros.

Desde o início do ano até novembro, o IPO de Coimbra realizou 24.869 primeiras consultas médicas e 133.526 consultas subsequentes e contabilizou 4.771 doentes saídos do internamento.

Para sinalizar o “marco histórico” dos 60 anos de atividade, o conselho de administração do IPO de Coimbra nomeou uma comissão organizadora, que vai promover um conjunto de atividades durante o próximo ano, de modo a “dignificar a história, o presente e o futuro da instituição”.

A coordenadora Regina Silva adiantou que o programa das comemorações assenta em seis eixos: pessoas, comunidade, cuidado, memória, ciência e futuro, sendo que cada um terá uma ou mais atividades, que incluem conferências, exposições e sessões de trabalho, entre outras.

Para o encerramento das comemorações, em novembro de 2023, está previsto a colocação de uma cápsula do tempo, com testemunhos de profissionais, representativos de cada grupo profissional, com a finalidade de serem lidos futuramente, a realização de uma gala no Convento São Francisco, em Coimbra, e a inauguração de uma peça escultória, coordenada pelo pintor Vítor Costa, que vai envolver artistas nacionais e internacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE