Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

IPO de Coimbra celebra 60 anos com programa que reforça a sua “missão de cuidar” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-12-2022

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra celebra, esta quinta-feira (29 de dezembro), 60 anos. As comemorações vão prolongar-se pelos próximos 12 meses e procuram envolver profissionais, doentes e comunidade.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação do programa, que arrancou hoje com a divulgação dos eventos e com o cantar dos parabéns, a presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Margarina Ornelas, recordou a história do hospital, bem como todos aqueles que ajudaram a traçar este caminho, um percurso que dignifica a saúde e que a “todos deve orgulhar”.

Sublinhou que esta é uma data “muito importante” não só para o IPO mas também para “a população de Coimbra e da região Centro”, daí que as celebrações procurem envolver todos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com o lema “Construindo o presente entre o passado e o futuro”, o programa festivo vai prolongar-se por 12 meses, até dezembro de 2023, focando-se em seis eixos que procuram abordar toda a atividade do hospital que, como frisou Margarida Ornelas, coloca sempre “o doente no centro do cuidar”.

As celebrações foram apresentadas por Regina Silva, coordenadora da comissão responsável pelo programa, que deu conta da grande diversidade e abrangência das iniciativas, que incluem, por exemplo, já no início de janeiro, um almoço de ano novo que irá juntar colaboradores e doentes que não tenham restrições alimentares. Uma caminhada “Por uma vida saudável”, workshops, conferências, ações de sensibilização, uma exposição comemorativa dos 60 anos, uma “cápsula do tempo” que reunirá testemunhos dos colaboradores de cada grupo profissional e uma gala solidária, no final do ano, no Convento São Francisco, são alguns dos eventos previstos.

PUBLICIDADE

Destaque, ainda, para a peça escultórica que cerca de dezena e meia de artistas vão criar para eternizar esta efeméride. O artista plástico Vítor Costa agradeceu a “inclusão da arte nas celebrações” e assumiu que este será “um desafio difícil e fascinante”.

Adiantou que os artistas envolvidos vão construir uma obra que vai envolver os seis eixos da programação, bem como várias vertentes artísticas, já que será “uma escultura em madeira, ferro, vidro, pintura, cerâmica e tecelagem”.

Para já, as celebrações arrancaram com o cantar dos parabéns e com a apresentação do programa e de um vídeo sobre a história do hospital. Margarida Ornelas explicou que, desta forma, procuraram deixar bem evidente que “o IPO é feito de pessoas” e que são os profissionais que “fazem a diferença e tornam esta casa tão especial e de que todos nos orgulhamos”.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com