Coimbra

IPN coordena a rede de incubação espacial da ESA alargada hoje a doze locais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-06-2020
A Agência Espacial Portuguesa anunciou hoje a escolha de doze novas incubadoras de empresas que vão trabalhar na rede de incubação da Agência Espacial Europeia (ESA), passando de três para 15 em todo o país, incluindo o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, que coordena a rede.

PUBLICIDADE

O programa de incubação da Agência Espacial Europeia, desenvolvido em Portugal pela agência Portugal Space, que lançou em abril o concurso para novas incubadoras, apoia empresas emergentes que usem tecnologia espacial ou dados por satélite em setores fora do aeroespacial, como saúde, energia, transportes ou segurança.

A rede, que é agora também alargada às regiões autónomas, serve para pôr as empresas a trabalhar em conjunto, dá o capital inicial e acesso a financiamento e ajuda-as a fazer negócios internacionais com empresas de outros países.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal, que existe desde 2014, já apoiou 30 projetos que usam tecnologia espacial para novos projetos, implicando um investimento de 2,5 milhões de euros, a criação de 100 empregos e um volume de negócios de cinco milhões de euros.

As novas incubadoras estão baseadas em Braga, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Aveiro, Porto, São João da Madeira, Covilhã, Faro, Évora, São Miguel, Santa Maria, Terceira e Funchal.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE