Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

IPN leva a Bruxelas projeto inovador de revestimento para edifícios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-01-2018

O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT), do Instituto Pedro Nunes (IPN), enquanto coordenador do projeto europeu GELCLAD, vai participar num workshop organizado pelo Cluster Europeu AMANAC – Advanced Material and Nanotechnology Cluster, a realizar-se no próximo dia 22 de janeiro, em Bruxelas.

PUBLICIDADE

ipn

O projecto GELCLAD pretende desenvolver um novo produto de isolamento e revestimento de fachadas com excelentes propriedades isolantes e que permitirá contribuir para o aumento dos níveis de eficiência energética dos edifícios.

PUBLICIDADE

publicidade

Subordinado ao tema “Sustainability Benchmarking of Advanced Construction Materials Through Life Cycle (LCA) and Life Cycle Cost Analysis (LCCA)”, neste workshop o IPN vai apresentar resultados do progresso do projeto, bem como metodologias e ferramentas de avaliação de ciclo de vida em utilização.

No dia 23 de janeiro, ainda em Bruxelas, o LED&MAT participa no workshop “Novel Energy Efficient Envelopes – H2020 EU Projects”, onde irá igualmente apresentar resultados preliminares do GELCLAD e o seu estado de desenvolvimento. Esta iniciativa representa ainda uma oportunidade para o contacto com stakeholders industriais e comerciais do setor. 

PUBLICIDADE

Tendo por base materiais avançados e nanotecnologia, o projeto GELCLAD visa a criação de um novo sistema de revestimento para fachadas de edifícios durável e de fácil instalação, com excelentes propriedades de isolamento térmico. O produto consiste num painel multiestruturado que integra um revestimento compósito e um isolamento em aerogel, apresentando-se como um produto inovador que supera as propriedades oferecidas pelos sistemas de isolamento de fachada tradicionais e que terá um impacto real na poupança energética. A disponibilização deste novo sistema de revestimento será especialmente importante para o novo fôlego do setor dedicado à reabilitação urbana.

O consórcio do projeto GELCLAD é composto por 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia), sendo coordenado pelo Instituto Pedro Nunes. É um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa H2020: Nanotechnologies, Advanced Materials, Biotechnology and Advanced Manufacturing and Processing – Tópico EEB-01-2016 (H2020-EEB-2016-2017 – GA723425).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com