Coimbra

IPC: Miguel Gonçalves vence Prémio Martim Noel Monteiro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-03-2016

O prémio nacional de História da Contabilidade Martim Noel Monteiro galardoou na sua 20.ª edição o docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra (ISCAC-IPC) Miguel Gonçalves. Criado em 1996, por iniciativa do Centro de Estudos de História da Contabilidade da Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC), o prémio (anual) destina-se a distinguir trabalhos de investigação em história da contabilidade, tendo como objetivo o seu estudo e divulgação, sendo o único prémio do género em Portugal.

PUBLICIDADE

2a5f2611-ce37-490f-837c-e6ae92b3a6c7

A partir de 1999, este prémio tem o nome do Professor Martim Noel Monteiro (1916-1980) – Comendador da Ordem do Infante D. Henrique –, um dos fundadores da APOTEC, em 1977.

PUBLICIDADE

publicidade

A pesquisa premiada intitula-se “Contabilidade e o Palco de Setecentos: Estado da Arte da Aula do Comércio de Lisboa (com particular referência à Oração de Abertura do seu 5.º Curso, 1776)”.

O trabalho apresenta como objetivo principal contribuir para a geração e difusão do conhecimento da história da contabilidade portuguesa, por meio da divulgação de uma glória portuguesa, a Aula do Comércio (1759), uma singular instituição de ensino de contabilidade que ocupa um lugar de honra no quadro de mérito da profissão de contabilista em Portugal. Faz-se o ponto da situação do conhecimento acerca desta escola de contabilidade e, por intermédio de diversos elementos inéditos acrescentados à literatura, o estudo, alicerçado em pesquisa primária de arquivo e numa grande diversidade de fontes secundárias de informação, concorre para reforçar o papel simbólico que a contabilidade registou no processo de construção social das grandes reformas da sociedade portuguesa de meados do século XVIII. A pesquisa aumenta a cultura profissional dos contabilistas portugueses, em particular e também, em geral, a de todos aqueles que de alguma forma se relacionam e interagem profissionalmente com a contabilidade.

PUBLICIDADE

O valor monetário da distinção, bem como a escultura alusiva ao prémio, serão entregues no próximo dia 16 de Março, por ocasião do Aniversário da APOTEC, pelas 9h30 na Universidade Lusófona – Auditório Agostinho da Silva – no Campo Grande, em Lisboa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE