Coimbra

IPC com projeto para a prevenção do risco de incêndios florestais em zonas industriais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-04-2020

Incêndios de 2017 levam equipa de Joaquim Sande Silva a elaborar projeto InduForestFire que visa a criação de diretrizes de proteção na construção e organização de zonas industriais.

PUBLICIDADE


O Instituto Politécnico de Coimbra está a desenvolver um projeto, na sequência dos incêndios de 2017, com o objetivo de evitar a ação de incêndios florestais em zonas industriais

O InduForestFore visa encontrar as melhores soluções para a gestão de combustíveis, construção e organização urbanística em redor dessas zonas.

PUBLICIDADE

publicidade

Joaquim Sande Silva, docente na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), refere que “este é um projeto inovador na medida em que, pela primeira vez, duas equipas de áreas científicas muito distintas, as engenharias florestal e civil, tentam, numa mesma equipa, perceber o que esteve na origem dos elevados danos sofridos por várias zonas industriais durante os incêndios de 2017.”

Acrescenta ainda que “esta parceria inovadora tenta encontrar soluções, quer ao nível das construções, quer ao nível da gestão da vegetação em torno das zonas industriais, no sentido de possibilitar a
adoção de medidas legislativas cientificamente mais fundamentadas do que as que vigoram atualmente.”

PUBLICIDADE

Os resultados permitirão estabelecer diretrizes de construção e proteção de zonas industriais a serem definidas pelos municípios e suas associações. Estas políticas aplicarse-ão tanto às zonas existentes como às a construir.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o InduForestFire assenta num estudo em seis zonas industriais: Mira, Tocha, Oliveira do Hospital, Mortágua, Oliveira de Frades e Pedrogão Grande.

Com a duração de três anos, o projeto espera resultados e propostas de ação no próximo ano. Resulta de uma parceria entre a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, o Instituto de Investigação e Desenvolvimento (ITECons-UC), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE