IP3 terá quatro faixas (2+2) em 85% do seu trajeto, três faixas (2+1) em 12% e duas faixas (1+1) em 03%…

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-04-2018

 

PUBLICIDADE

Promotores do Movimento pela Requalificação Completa e Adequada do IP3 congratularam-se hoje por esta via entre Viseu e Coimbra ir ser requalificada e, numa primeira fase, ficar com perfil de autoestrada em 85% do trajeto, sem portagens.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, disse que, de entre três soluções em cima da mesa, a que o Governo prefere é requalificação do atual IP3, que representa um investimento de 134 milhões de euros.

Esta solução foi apresentada numa reunião realizada na sexta-feira entre o ministro do Planeamento, Pedro Marques, e autarcas das CIM de Viseu e de Coimbra e o Conselho Regional do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

“Está um pouco aquém dos nossos desejos, mas pensamos que, com os estudos que vão ser feitos, tudo isso será melhorado”, frisou Rogério Abrantes durante a conferência de imprensa realizada ao lado do IP3, em Tondela, onde estavam outros autarcas da região e os presidentes da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e do Conselho Regional do Centro.

Segundo o também presidente da Câmara de Carregal do Sal, numa primeira fase, o IP3 terá quatro faixas (2+2) em 85% do seu trajeto, três faixas (2+1) em 12% e duas faixas (1+1) em 03%.

Rogério Abrantes (PS) disse que, “se os 12% ainda serão admissíveis”, sempre com a intenção de virem a ser reduzidos, o mesmo não acontece com os 03% em que apenas há uma faixa para cada lado.

“Tem que ser revisto e melhorado durante a execução do projeto”, defendeu, explicando que “a maior parte do trajeto em 1+1 será nas atuais pontes”, onde se podem gerar “grandes constrangimentos”.

O presidente da CIM frisou que, apesar dos melhoramentos que poderão vir a ser feitos, o facto de o IP3 ficar com 85% do percurso em perfil de autoestrada “é uma notícia bastante boa”, que representa “uma melhoria substancial” para todos os que transitam nesta via.

“Não é a solução ideal, mas é a solução possível no quadro em que vivemos”, disse, por seu turno, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus (PSD).

O autarca mostrou-se confiante de que haverá “razoabilidade para que os constrangimentos sejam ultrapassados”, aludindo quer à duplicação das vias nas pontes, quer à zona da Livraria do Mondego, no concelho de Penacova.

Na sua opinião, “o importante é dar um passo de cada vez”, sendo que, no caso da Livraria do Mondego, a solução poderá passar pela construção de um novo troço (com um túnel e uma ponte), portajado, até porque tem uma alternativa.

José António Jesus deixou o repto de que haja “um amplo consenso parlamentar” sobre esta decisão, para que não possa vir a ser questionada por novos governos.

O presidente da Câmara de Mangualde e do Conselho Regional do Centro, João Azevedo (PS), frisou que se trata de “uma opção de consenso da sociedade civil”, que “vai responder à esperança e aos anseios” de autarcas, associações e população.

“Esta solução, não sendo a mais qualificada, porque infelizmente não conseguimos ter um corredor duplo em toda a extensão, é certamente a mais adequada ao país e às pessoas”, considerou.

Lembrando que Portugal não é um país rico, o presidente da AIRV, João Cotta, disse que se trata de uma solução que “permite, de uma forma sensata, resolver quase todos os problemas que o IP3 tem”.

Segundo Rogério Abrantes, o ministro estará “a curto prazo” na região a apresentar a obra e a sua calendarização.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE