IP vai dizer quanto custa “ligar a cidade ao rio”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-07-2017

Já se sabia que Manuel Machado quer fomentar a relação da cidade com a zona ribeirinha abrindo uma via entre as avenidas Fernão de Magalhães e Aeminium.

PUBLICIDADE

arnado

Hoje, na reunião do executivo municipal, Manuel Machado diz que deu mais um passo nesse sentido.  Informou que pediu à Infraestuturas de Portugal (IP) para apresentar à CMC um orçamento para a construção da passagem pedonal e rodoviária entre a Rua do Arnado e a Avenida Cidade de Aeminium. 

PUBLICIDADE

publicidade

Esta informação complementa o que tinha sido avançado em dezembro pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, no ato de consignação da Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro, quando deu notícia deste seu desejo.

O objetivo passa por “reduzir o trânsito automóvel sobre a rua da Sofia e toda a zona de Património Classificado”, “redistribuir a circulação dos peões” e “melhorar o acesso ao rio”. Uma obra “absolutamente necessária”, sublinhou o presidente da CMC, que garantiu ainda que a autarquia “está disposta a suportar os encargos todos para permitir a circulação ferroviária e a circulação de automóveis e peões nesse troço”.

PUBLICIDADE

Esta ligação à Avenida Aeminum permitirá, posteriormente, aceder à Estação Velha, uma informação igualmente avançada pelo autarca.

 

PAV 1

 

A informação de Manuel Machado foi avançado quando o executivo da Câmara Municipal de Coimbra votava nesta reunião de 24 de julho, o lançamento do concurso e o projeto de execução da obra “Interface Intermodal Coimbra Norte – 1.ª Fase – PEDU (Ligação Parques de Estacionamento Av. Fernão de Magalhães/Rua Padre Estevão Cabral)”.

O preço base da empreitada é de 521.567,70 euros (IVA incluído) e o prazo de execução 240 dias, prevendo-se que tenha início no final deste ano e conclusão em 2018. A obra integra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Via vai ligar os Parques de Estacionamento da Av.ª Fernão de Magalhães e da Rua Padre Estevão Cabral com a abertura de um arruamento paralelo à linha de caminho de ferro.

Será reformulado o acesso que liga as Avenidas Fernão de Magalhães e Cidade Aeminium, sob a linha de caminho-de-ferro, incluindo a construção de uma rotunda no entroncamento com a Avenida Cidade Aeminium.

Diz a Câmara, que não deixa ver estes projectos, que o traçado do novo arruamento está condicionado pelos pilares do viaduto do IC2 e pelo parque de estacionamento do restaurante (McDonald´s) existente nesta zona. Trata-se de um arruamento com uma extensão de 200m, uma faixa de rodagem de 6m, faixa de estacionamento com 2m e passeios de largura variável.

Segundo a autarquia, para viabilizar o traçado será necessário prolongar o túnel existente sob a linha de caminho-de-ferro, propondo-se para o efeito a construção de um novo túnel em elementos pré-fabricados de betão armado. Garantir-se-á a segurança da circulação pedonal em toda a extensão dos dois túneis, existente e a construir, com a construção de um passeio com 1,20m de largura. Nos passeios será aplicada calçadinha de vidraço e, na faixa de estacionamento, calçada em cubo de granito.

O projeto contempla trabalhos de drenagem das águas pluviais do novo arruamento. Relativamente à via que apresenta problemas de drenagem pluvial conhecidos, concretamente no ponto baixo da passagem Inferior à linha de caminho-de-ferro, será aplicada uma solução que irá melhorar substancialmente a drenagem pluvial do local, evitando a acumulação de águas.

Na delimitação da zona da estrada com a linha de caminho-de-ferro e com o terreno da “Rodoviária” serão construídos muros de suporte e muros de vedação em betão armado, revestidos a lajetas e capeados superiormente com pavê vermelho. Os muros serão encimados com rede de vedação com 1,50m.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE