Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

IP lança concurso para reabrir estrada Coimbra – Covilhã

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-09-2016

 

PUBLICIDADE

Infrastruturas de Portugal (IP) lança (finalmente) o Concurso Público para a EN230, no concelho de Seia.

TEIXEIRA

PUBLICIDADE

publicidade

IP demora 10 meses para lançar o Concurso Público para a realização da empreitada de estabilização de taludes de aterro e plataforma rodoviária ao quilómetro 164 da EN 230, em Teixeira de Cima, Seia, uma obra com um valor de investimento estimado em 500 mil euros.

A via que liga Covilhã a Coimbra está interrompida desde novembro de 2015, o que tem obrigado as populações serranas a procurarem percursos alternativos pelo meio da montanha.

PUBLICIDADE

Recordamos que após as inspeções realizadas pelos técnicos da Infraestruturas de Portugal, tendo sido identificados vários locais de grande instabilidade do talude ao quilómetro 164 da EN230 e uma vez que não estavam garantidas as condições de segurança de pessoas e bens na sua utilização, a IP decidiu proceder à interdição da circulação nesta via.

Nestes longos meses em que a estrada esteve cortada a  IP afirma que “desenvolveu os procedimentos, prospeção geológica, avaliação, elaboração de estudos e projetos para, no mais curto espaço de tempo, poder dar início aos trabalhos no terreno, de modo a repor as condições de circulação neste local”.

Para justificar esta anormalidade, a IP alega que é uma intervenção de elevada complexidade técnica, que requer a demolição de um troço da estrada e a sua reconstrução num cenário geológico, geotécnico e hidráulico muito específico.

A IP  também informa que está a avaliar, em conjunto com a autarquia de Seia no sentido de, e enquanto decorrem os procedimentos necessários para a efetiva concretização da intervenção, a implementação de medidas mitigadores dos transtornos que este corte de tráfego tem provocado junto das populações, nomeadamente a melhoria das vias alternativas existentes.

A empresa estatal reafirma- que o atual corte de trânsito tem como único objetivo salvaguardar a segurança de pessoas e bens na utilização deste troço.

A recente utilização da via deveu-se a uma situação pontual de emergência visando o combate a um incêndio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com