Coimbra

IP demora 20 meses a reabrir estrada Coimbra – Covilhã!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-03-2017

A Infraestruturas de Portugal vai consignar hoje, dia 27 de março, a empreitada de estabilização da plataforma rodoviária ao quilómetro 160,4 da EN230, em Teixeira, concelho de Seia.

PUBLICIDADE

A via que liga(va) Covilhã e Coimbra está interrompida desde novembro de 2015, o que tem obrigado as populações serranas a procurarem percursos alternativos pelo meio da montanha e que o único autocarro que faz o percurso entre as duas cidades faça o percurso por uma via demasiado alternativa.

Trata-se de uma intervenção com um custo de 300 mil euros, que compreende a demolição parcial do atual troço de estrada e a posterior reconstrução.

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhos têm inicio ainda esta semana e têm um prazo de execução de 120 dias, pelo que se prevê a reabertura ao tráfego deste troço da EN230 em totais condições de segurança, até ao final do mês de julho.

 

PUBLICIDADE

TEIXEIRA

10 meses depois do encerramento da via, em setembro de 2016, a IP lançou o Concurso Público para a realização da empreitada de estabilização de taludes de aterro e plataforma rodoviária ao quilómetro 164 da EN 230, em Teixeira de Cima.

Nestes longos meses em que a estrada esteve cortada a IP afirma que “desenvolveu os procedimentos, prospeção geológica, avaliação, elaboração de estudos e projetos para, no mais curto espaço de tempo, poder dar início aos trabalhos no terreno, de modo a repor as condições de circulação neste local”.

Para justificar esta grande demora de realização da obra num interior cada vez mais ostracizado, a IP alega que é uma intervenção de elevada complexidade técnica, que requer a demolição de um troço da estrada e a sua reconstrução num cenário geológico, geotécnico e hidráulico muito específico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE