Coimbra

UC procura voluntários para estudo sobre envelhecimento do cérebro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-02-2017

Investigadores do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) estão à procura de voluntários que queiram participar num estudo em curso sobre o impacto do envelhecimento na função cerebral.

PUBLICIDADE

cérebro

Em concreto, a equipa coordenada por Maria Ribeiro, do Grupo Vision, Brain Imaging and Cognitive Neuroscience, liderado por Miguel Castelo-Branco, solicita a colaboração de voluntários, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos e os 55 e 70 anos, da região de Coimbra.

PUBLICIDADE

O objetivo deste estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é descobrir o que muda no nosso cérebro que nos torna mais lentos à medida que envelhecemos, abrindo caminho para o desenvolvimento de terapias que visam diminuir o impacto da idade na nossa cognição.

Com o envelhecimento «os nossos reflexos tornam-se mais lentos. Esta lentificação dos movimentos está associada à perda de qualidade de vida e ao declínio cognitivo associados à idade. No entanto, os mecanismos cerebrais que causam esta lentificação nas pessoas mais velhas ainda estão por explicar», afirma a coordenadora do estudo, iniciado há um ano, Maria Ribeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa primeira fase, esclarece a investigadora do IBILI, «serão usadas técnicas não invasivas, como a eletroencefalografia, a pupilografia e o eletrocardiograma, que permitem estudar o estado e o funcionamento cerebral durante o desempenho de tarefas motoras, e assim perceber como o cérebro muda com o avançar da idade».

Numa segunda fase do estudo, «as alterações cerebrais serão localizadas usando imagens cerebrais adquiridas por ressonância magnética. Numa terceira fase, serão testados fármacos com o intuito de perceber se é possível que um sénior volte a ter os reflexos de um jovem adulto», conclui Maria Ribeiro.

Os voluntários podem inscrever-se e obter toda a informação através dos contactos: 239 480088 / 915234593 / mjribeiro@fmed.uc.pt

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE