Investigadora de Coimbra lança livro sobre compreensão da linguagem

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 19-10-2017

Um estudo da investigadora Carla Matos Silva sobre a compreensão da fala, por via auditiva, de palavras e de frases, é apresentado na sexta-feira, em livro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Prof. Carla Silva - ESTeSC

Docente da ESTeSC, Carla Matos Silva considera que este estudo “pode ser uma mais-valia na prática clínica, tanto nas Perturbações do Processamento Auditivo Central, como na reabilitação auditiva, ao introduzir indicadores de processamento semântico que não são habitualmente utilizados”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo nota da ESTeSC divulgada hoje, o trabalho da investigadora centra-se na compreensão da fala, por via auditiva, de palavras e de frases, “e a forma como o cérebro faz o processamento linguístico em situações de congruência e incongruência semântica”.

Segundo a investigadora, o estudo do processamento da linguagem pode considerar desde as unidades linguísticas mais elementares, os simples fonemas, até à frase, como unidade mais ou menos complexa.

PUBLICIDADE

“O presente estudo centra-se na compreensão da fala por via auditiva de palavras e de frases. Nesta linha de investigação é comum usar, em simultâneo com os registos comportamentais, indicadores da atividade do Sistema Nervoso Central, como os Potenciais Evocados Relacionados, que têm sido relacionados com aspetos específicos dos processos envolvidos na compreensão da linguagem”, adianta a ESTeSC.

Ainda segundo a mesma fonte, a investigação avaliou o processamento linguístico, em três situações distintas, comparando condições de congruência com condições de incongruência semântica, denominadas fases experimentais.

Para cada uma das fases, incluiu um estudo com indicadores comportamentais e um estudo com indicadores eletrofisiológicos (ERPs), numa população saudável e ainda em casos de Perturbações do Processamento Auditivo Central (PPAC), que se manifestam por uma perda auditiva funcional caracterizada pela incapacidade de realizar uma ou mais aptidões do processamento auditivo.

O lançamento do livro está marcado para as 15:00 de sexta-feira, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE