Universidade

Investigador da Universidade de Coimbra ganha bolsa europeia

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-01-2022

Um investigador da Universidade de Coimbra ganhou uma bolsa europeia de 1,9 milhões de euros, que lhe vai permitir desvendar a dinâmica estrutural de motores moleculares nos próximos cinco anos, anunciou hoje fonte desta instituição de ensino.

PUBLICIDADE

Sérgio Domingos é o cientista do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)que acaba de ganhar uma bolsa “Starting Grant”, no valor de 1,9 milhões de euros, atribuída pelo European Research Council (ERC).

Esta verba vai permitir desenvolver, durante os próximos cinco anos, uma estratégia experimental e inovadora, “para desvendar as formas tridimensionais de algumas moléculas chave no campo da nanotecnologia molecular e entender a sua mecânica de funcionamento”, revelou o investigador.

PUBLICIDADE

Intitulado “MiCRoARTiS – Microwave Fingerprinting Artificial Molecular Motors in Virtual Isolation”, este projeto distinguido pelo Conselho Europeu de Investigação pretende descobrir “os segredos da mecânica estrutural de motores moleculares construídos pelo homem, de forma a torná-los cada vez mais funcionais”.

Pretende também “desenvolver a técnica de espetroscopia de micro-ondas para além do estado da arte, tornando-a cada vez mais útil nesta e noutras áreas do conhecimento, como na identificação de moléculas em partes distantes do universo (Astrofísica Molecular), ou no estudo de interações entre medicamentos e recetores moleculares do corpo humano (Química Medicinal)”, sublinhou.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o investigador, com este financiamento vai ser criado um laboratório de espetroscopia de micro-ondas, de elevada performance, na Universidade de Coimbra.

“Será uma ferramenta fundamental para este projeto. Será uma infraestrutura única em Portugal”, destacou.

Para Sérgio Domingos, “é um sentimento incrível ser selecionado num programa tão competitivo de ciência e ter a oportunidade de desenvolver este projeto em casa: a Universidade de Coimbra”.

“O que se propõe é elevar uma técnica já existente, com características e tecnologia nova, para poder resolver algumas questões que estão em aberto neste campo da nanotecnologia molecular”, concluiu.

O Conselho Europeu de Investigação foi criado em 2007 pela União Europeia (UE) para financiar cientistas de excelência.

As bolsas ‘ERC Starting Grant’ são dirigidas a investigadores em início de carreira, possibilitando-lhes formar grupos de trabalho e desenvolver projetos em diferentes áreas científicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE