Saúde

Investigação abre um novo paradigma no tratamento de doentes diabéticos obesos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-05-2019

O trabalho realizado pela equipa de cirurgia liderada por Mário Nora, do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), venceu a 3ª edição do Prémio Banco Carregosa/ Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), com um trabalho de investigação que perspectiva a possibilidade de mudar o paradigma do tratamento dos doentes diabéticos obesos com inerentes ganhos para a saúde.

PUBLICIDADE

A investigação realizada pela equipa do CHEDV consistiu no estudo dos efeitos antidiabéticos de uma técnica cirúrgica bariátrica inovadora “o bypass metabólico”, concebida e implementada no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Esta investigação resultante entre a estreita colaboração entre o CHEDV e um grupo de investigação molecular do ICBAS/UP, permitiu demonstrar que a cirurgia em questão modifica a anatomia das células produtoras de hormonas antidiabéticas no intestino, potencia a sua libertação para a corrente sanguínea e aumenta a probabilidade de remissão clínica da diabetes.

Para Mário Nora, director do serviço de Cirurgia Geral do CHEDV : “ a cirurgia bariátrica é capaz de prevenir a diabetes e suas complicações, ou mesmo induzir remissão prolongada da doença numa magnitude superior ao expectável para a perda de peso. Hoje sabe-se que as hormonas gastrointestinais têm um papel fundamental no efeito antidiabético da cirurgia. Porém, o impacto das diferentes técnicas cirúrgicas no perfil hormonal e no controlo da diabetes ainda não era suficientemente conhecido para permitir uma escolha personalizada da técnica mais adequada para cada doente.”

PUBLICIDADE

A diabetes tipo 2 é um dos maiores desafios de Saúde Pública da actualidade. Em Portugal estima-se que a doença afecte 14% da população adulta em geral e 25% dos indivíduos com obesidade, representando mais de um milhão de doentes. Os gastos associados com a doença correspondem a 1% do produto interno bruto (PIB) e 12% das despesas em Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE