Coimbra

Invasões Francesas são motivo para um novo roteiro turístico cultural na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-08-2020

O Mapa Roteiro das Invasões Francesas na Região de Coimbra foi hoje apresentado publicamente pela Comunidade Intermunicipal, que lançou um mapa turístico sobre este produto turístico de base histórico científica caracterizado pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, como uma oportunidade de divulgar o turismo cultural, que “representa já 40 por cento de todo o turismo na Europa”.

PUBLICIDADE

Realizada no Convento de Santa Cruz do Bussaco, a apresentação do roteiro teve a intervenção do vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Monteiro, que considerou o mapa como “representativo de um dos momentos mais importantes da nossa História e arranque da estratégia que a região está a implementar para a valorização cultural e turística da Região de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Monteiro – que preside à Câmara Municipal da Figueira da Foz, local onde as tropas inglesas, aliadas lusas, chegaram por mar para combater as forças napoleónicas – realçou que “região que não valoriza o seu passado é uma região sem futuro. A Região de Coimbra é rica em história, cultura e tradições e o nosso passado é repleto de momentos que valem a pena relembrar e estamos fortemente empenhados em fazer desta realidade um ativo que permitirá traçar uma nova estratégia de desenvolvimento territorial “– disse o autarca.

Monteiro realçou ainda que as estórias ligadas às Invasões Francesas são um “produto de valorização patrimonial” ao qual se junta a componente  turística, porque o turismo tem grande parte dos seus alicerces na cultura e património e só dessa forma conseguiremos construir produtos únicos, inigualáveis e inimitáveis que nos permitam ter uma lógica de valorização mas ao mesmo tempo de atracão” o território.

PUBLICIDADE

É nesse sentido que surge a aposta no turismo militar que, à semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o mundo, se assume cada vez mais como um valioso produto turístico denotado de forte capacidade de atração nos mercados internacionais.

O mapa/roteiro temático alusivo às Invasões Francesas na Região de Coimbra foi publicado na edição de agosto da Revista National Geographic, incluindo o encarte do mapa temático com infografias dos pontos de interesse turístico e cultural na região de Coimbra.

O secretário exeutivo da CIM Região de Coimbra apresentou o enquadramento na estratégia turística das Invasões Francesas, destacando que se trata de um produto turístico integrado enquadrado no plano operacional Centro 202o, sendo complementado pelos projetos da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal do Turismo de Portugal.

Numa segundo nível, Jorge Brito acentuou a importância do projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha, NAPOCTEP – Interreg.

Foi também apresentada pelo diretor do Museu Militar, Luís Albuquerque,  a “vasta recolha documental no âmbito do projeto integrado no trabalho da National Geographic,  destacando o “potencial visitante compreenda que os acontecimentos não se limitaram ao reconhecido episódio da Batalha do Buçaco e às guerrilhas da retirada, tendo tido também impactos nos 19 municípios que constituem a CIMRC”.

O roteiro “é um importante marco para a consolidação do desenvolvimento deste recurso turístico que está a ser trabalhado no sentido de o tornar num produto turístico diferenciador, sustentado ainda por ações complementares a esta, como a sinalização dos principais pontos de interesse e a implementação de soluções de realidade aumentada e virtual nas infraestruturas de apoio ao visitante”.

O presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, deu às boas vindas à comitiva no Convento Santa Cruz do Bussaco realçando que se trata de um momento de especial importância no ano em que se assinalam as comemorações dos 210 Anos da Terceira Invasão Francesa, sendo basilar para a estruturação e valorização deste importante legado do património cultural desta Região em ativo turístico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE