Educação

Introdução à Geografia da Saúde na Reitoria da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 21-04-2014

Na próxima quarta feira,  dia 23 de abril, pelas 18h30, vai ser apresentada, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), a obra “Introdução à Geografia da Saúde: Território, Saúde e Bem-estar”, da autoria de Paula Santana.

PUBLICIDADE

O livro é apresentado no decorrer do Primeiro Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, que arranca hoje, com a participação de 350 investigadores e profissionais de distintas áreas do conhecimento, como Geografia, Arquitetura, Medicina, Economia, Sociologia, Saúde Ambiental e Engenharia Ambiental, entre outras, e que visa encontrar respostas para os gigantescos desafios que a saúde (ou a doença) coloca na atualidade, criando estratégias e identificando políticas públicas para reduzir as desigualdades entre as populações.

O surgimento de novas doenças, a inovação na prevenção e tratamento, o aumento da população das terceira e quarta idades exigindo novas abordagens e respostas, a falta de elasticidade da oferta de serviços de saúde, limitados pela escassez dos recursos disponíveis, estão fortemente associados quer às dramáticas alterações demográficas, ambientais e políticas das últimas décadas quer à significativa evolução do setor da saúde. Esta rápida alteração de contextos, potenciada pelo eclodir esporádico, mas cada vez mais sistémico, de crises de natureza política e económica, exige o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias, até agora ausentes do planeamento, organização e avaliação dos cuidados de saúde e dos resultados das suas intervenções.

PUBLICIDADE

A intervenção da Geografia da Saúde permite ler e interpretar os factos e, inclusive, estabelecer hipóteses explicativas e de ação sobre alguns dos problemas existentes, tendo por base uma matriz territorial.

Em síntese, o objetivo geral da Geografia da Saúde é proporcionar conhecimentos que sirvam para compreender as relações que se estabelecem entre as condicionantes da saúde, os resultados efetivos das políticas e organização dos serviços na saúde das populações e as suas consequências no desenvolvimento do território.

PUBLICIDADE

publicidade

Paula Santana é geógrafa, doutorada em Geografia e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Tem-se dedicado à docência e investigação da geografia da saúde e do planeamento urbano saudável. A relevância destes temas tem-se traduzido em conferências e comunicações proferidas em todo o Mundo, em 4 prémios de reconhecimento científico e em publicações – 13 livros e mais de 200 títulos em revistas nacionais e internacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE