Intervenção artística dá vida ao Caixote de Luxo!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-04-2018

O “mamarracho plantado” junto à Ponte de Santa Clara foi alvo de uma intervenção artística digna de nota!

PUBLICIDADE

Duas das 4 faces  do “Museu Francisco Tropa” foram decoradas com a assinatura publicitária “Tanto Museu sem Artista tanto Artista sem Museu”. “Vandalismo também é Arte”.

PUBLICIDADE

Este Museu Francisco Troca foi instalado no âbinto da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, uma organização do Circulo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e Universidade de Coimbra (UC)”.

Destinado a mostrar propostas da sociedade civil, este “caixote de luxo” nunca  apresentou nenhuma exposição de objetos sugeridos pelos cidadãos. Mais ou menos de 6 em 6 meses, o “museu” recebe uns autocolantes e objectos que promovem actividades da Câmara Municipal de Coimbra ou do Circulo de Artes Plásticas de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos este “contentor” foi plantado no dia 29 de outubro de 2015 na margem esquerda da Ponte de Santa Clara, dia em que a Câmara Municipal de Coimbra nos contou que “Um camião e uma grua de grande capacidade alteraram, esta manhã, a vivência habitual da Praça das Cortes, em Coimbra. E contribuíram para alterar a sua paisagem de uma forma mais duradoura.

Apesar das suas contidas dimensões, não obstante ser gerido por um diretor, um curador e um conservador, o “caixote de luxo” não consegue apresentar nenhuma exposição de objetos sugeridos pelos cidadãos de Coimbra. É obra! 

Como O Museu não tem porta nem vigilância, vai servindo de sanitário público de apoio aos utentes que pela calada da noite deambulam pela Praça das Cortes, sendo mais usado em tempos de Queima das Fitas ou Festa das Latas no vizinho Choupalinho,

O  Museu Francisco Tropa ficou conhecido como o “Caixote de Luxo”, “Barraca das Farturas”, “WC” ou “Mamarracho”. Depois de ter visto que o contentor “é uma grande barraca”, a CMC começou a dizer que este é o “museu mais pequeno do mundo”.

Regista-se a coincidência de neste dia estar a ser montada no “Museu” uma exposição alusiva à Praça das Cortes, local onde no dia 25 de abril será reaberto o parque de estacionamento, que agora será pago.

Terá patente 2 grandes autocolantes brancos com letras pretas colocados com grande esforço pela empresa de publicidade que para se introduzir no interior das montras tem de entrar pelo tecto do Museu Fransico Tropa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE