Saúde

Inteligência artificial pode ajudar operações a cancro no cérebro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-01-2020

Inteligência artificial pode ajudar operações a cancro no cérebro

A Inteligência Artificial (IA) pode permitir uma análise “quase em tempo real” de um tumor no cérebro durante a operação para o remover, ajudando os cirurgiões de forma mais “segura e precisa”, indica um estudo hoje divulgado.

PUBLICIDADE

A ferramenta, testada por uma equipa de investigadores norte-americanos, pode dizer em menos de dois minutos e meio se as células removidas são cancerígenas ou não, contra 20 a 30 minutos de uma análise convencional, segundo um artigo publicado hoje na revista Nature Medicine.

Os investigadores combinaram uma técnica de imagem a laser inovadora com um algoritmo baseado na análise de mais de 2,5 milhões de imagens de biopsias.

PUBLICIDADE

publicidade

“Com esta ferramenta estamos mais bem equipados para conservar os tecidos saudáveis e apenas remover os tecidos contaminados pelas células cancerígenas, o que se traduz por menos complicações e por melhores resultados para os doentes com cancro”, disse o neurocirurgião Daniel Orringer, da Universidade de Nova Iorque, citado pela agência de notícias AFP.

De acordo com o especialista, “em neurocirurgia e em muitos outros domínios da cirurgia dos cancros a deteção e o diagnóstico de tumores durante a operação são essenciais para fazer o procedimento cirúrgico mais apropriado”.

PUBLICIDADE

A partir da amostra colhida o programa permite dizer que tipo de tumor se trata, entre os 10 tipos mais comuns de cancro no cérebro, com uma eficácia comparável à dos médicos patologistas, segundo o estudo.

Num ensaio clínico que incluiu 278 doentes com tumor cerebral, a ferramenta de IA estabeleceu um diagnóstico correto em 94,6% dos casos, contra 93,9% da análise humana.

“De forma surpreendente, em todos os casos em que os patologistas se enganaram o nosso algoritmo estava certo, e em todos os casos em que o algoritmo se enganou os patologistas estavam certos”, observou Orringer.

Segundo os autores da investigação, a ferramenta poderia melhorar a pertinência da análise humana e superar a falta de especialistas em locais onde eles não são suficientes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE