Instrumentos da Filarmónica do Planalto do Ingote vão para o Conservatório

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-05-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade na sua reunião desta segunda-feira,  a celebração de um acordo de colaboração com o Conservatório de Música de Coimbra, que prevê a entrega gratuita de instrumentos musicais a esta instituição, no valor de 80 mil euros, para serem utilizados para a formação musical e instrumental de crianças e jovens.

PUBLICIDADE

Quando se votava este ponto da agenda, surgiram revelações inesperadas: “É uma longa história” começaram por dizer Manuel Machado e Francisco Queirós.

Tivemos de notificar algumas pessoas para devolverem os instrumentos. Alguns apareceram na Madeira!, denuncia o vereador da CDU.

PUBLICIDADE

A socialista Carina Gomes, vereador da Cultura, pautou a sua intervenção no sentido do afinamento do protocolo com o Conservatório dirigido por Manuel Rocha, deputado municipal da CDU.

Honra seja feita a quem não se apropriou. Desonra seja atribuída a quem se apropriou, concluiu Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Os instrumentos, propriedade da CMC, foram adquiridos pela autarquia para apoiar, através de um contrato de comodato, a instalação da Associação Escola de Música/Filarmónica do Planalto, num espaço municipal do Bairro do Ingote. Este era um projeto de formação musical dirigido, essencialmente, aos habitantes de bairros sociais, que terminou em 2012, quando a associação deixou de desenvolver a atividade, tendo os instrumentos regressado novamente para a posse da autarquia.

Os instrumentos musicais estiveram armazenados no Centro de Artes e Ofícios, no Bairro da Rosa, em condições adversas, tendo a CMC decidido, em 2014, que o Conservatório de Música de Coimbra ficava como fiel depositário dos mesmos. Entretanto, foi efetuado um novo levantamento dos instrumentos musicais e a autarquia conseguiu mesmo reaver um trompete e um saxofone que se encontravam em falta e que foram posteriormente entregues ao Conservatório de Música de Coimbra.

O acordo de colaboração pretende, pois, regularizar a situação dos instrumentos musicais, através de um compromisso que pressupõe a entrega gratuita dos instrumentos, por parte da CMC, e durante o período de três anos (renovável por períodos iguais) ao Conservatório de Música de Coimbra, para que estes sejam utilizados especificamente para a formação musical e instrumental das crianças e jovens.

O Conservatório de Música de Coimbra compromete-se, por sua vez, a utilizar os instrumentos adequadamente, ficando a seu cargo a sua manutenção e as reparações que forem necessárias, e a colaborar com a CMC na sua área de intervenção e atuação, nomeadamente através da participação em eventos musicais promovidos pela autarquia ou na cedência de instalações e/ou equipamentos. Fazem parte dos instrumentos musicais em causa, entre outros, baterias, bombos, clarinetes, flautas, maracas, pandeiretas, saxofones, trombones, trompas e trompetes.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE