IPN no top mundial das incubadoras de base universitária

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-02-2018

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes acaba de alcançar o 5.º lugar num ranking de melhores incubadoras de base universitária do mundo conduzido pela UBI Global, uma entidade de investigação e consultoria sueca amplamente reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

A distinção de 5.ª melhor incubadora do mundo afiliada a uma universidade foi ontem atribuída à Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) na World Incubation Summit 2018.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma conferência internacional que reúne um grupo exclusivo e selecionado de programas de incubação de empresas ligados a universidades de todo o mundo, e que ainda está a decorrer na Ryerson University, em Toronto, no Canadá.

O “Top 5 das Melhores Incubadoras do Mundo” resulta do UBI World Benchmark Study 2017 – 2018, um estudo comparativo que abrangeu 1370 programas de incubação e aceleração ligados a universidades, oriundos de 53 países, cujo objetivo é destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências tecnológicas e impacto no ecossistema das startups e na economia em geral.

PUBLICIDADE

publicidade

IPN

Criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição privada sem fins lucrativos que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

Pela incubadora do IPN já passaram algumas das mais importantes empresa tecnológicas de Portugal, como a Critical Software, a WIT Software, a Crioestaminal, a Active Space Technologies, a Take the Wind ou a FEEDZAI.

Em 2010 alcançou o prémio internacional de melhor Incubadora de Base Tecnológica do mundo no Concurso Internacional “Best Science Based Incubator”, organizado pela “The Technopolicy Network”, uma rede gerida pelo Science Alliance(Holanda), em cooperação com o Genepole (França), o SPICE Group (Alemanha), a European BIC Network (Bélgica) e o pelo Centre for Strategy and Evaluation Services (Reino Unido).

O IPN acolhe, desde finais de 2014, o ESA BIC Portugal, um dos quinze atuais centros de incubação da Agência Espacial a nível europeu. Nesta estrutura são apoiadas startups que empregam tecnologias espaciais em utilizações industriais e comerciais não espaciais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE