Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Instituição de Soure investe mais de 294 mil euros a reabilitar lar de idosos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 28-10-2022

 A reabilitação de uma residência de idosos em Vinha da Rainha, concelho de Soure, vai custar mais do que os 294 mil euros inicialmente previstos, disse hoje à agência Lusa a instituição dona da obra.

PUBLICIDADE

“Devido à pandemia da covid-19 e à dificuldade de realojamento dos utentes, não foi possível dar antes início à obra”, esclareceu o presidente da Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha, Fernando Cavacas.

O contrato para remodelação e reabilitação da referida estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) foi celebrado há quase dois anos com a empresa Prosertã, Projetos e Construções, em 03 de dezembro de 2020, devendo as obras começar “muito em breve” e prolongar-se por seis meses, adiantou.

PUBLICIDADE

publicidade

Adjudicada por 294.118,80 euros, a empreitada, devido à atual conjuntura económica, “deverá sofrer uma revisão de preços”, à luz do que está previsto na lei, contando com comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do Portugal 2020.

“Esta reabilitação vem permitir uma maior valorização e dignificação da ERPI, através da atualização das suas instalações, equipamentos e reorganização dos espaços existentes, adaptando-a às exigências legais de funcionamento”, explicou Fernando Cavacas.

PUBLICIDADE

Trata-se, segundo o dirigente, de “uma intervenção muito importante para a promoção de melhores níveis de acessibilidade, conforto, bem-estar e segurança dos residentes, perpetuando a continuidade da resposta social” na localidade de Vinha da Rainha, distrito de Coimbra, onde residem cerca de 1.400 pessoas.

Esta ERPI tem capacidade para albergar 12 utentes, mas a Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha dispõe de uma segunda unidade congénere com capacidade para 23 lugares, além do Centro de Dia para 30 utentes, entre outras valências na área social.

Os utentes da unidade que vai entrar em obras, “talvez já na próxima semana”, foram realojados no Centro de Atividades de Tempos Livres, um edifício contíguo, e distribuídos também pela outra estrutura residencial da associação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com