Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Infraestruturas de Portugal garante a utentes do IP3 que obras começam em maio

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-04-2019

A Infraestruturas de Portugal garantiu hoje que as obras de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), que faz a ligação entre Coimbra e Viseu, começam em maio, disse um responsável da Associação de Utentes e Sobreviventes daquela via.

PUBLICIDADE

Responsáveis da associação reuniram hoje, em Lisboa, com a Infraestruturas de Portugal e, no final do encontro, Álvaro Miranda, da Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3, afirmou à Lusa que lhes foi transmitido que a obra de requalificação integral do troço de cerca de 16 quilómetros entre os nós de Penacova e da Lagoa Azul (junto à foz do rio Dão) tem o processo “no Tribunal de Contas na fase final e terá início a partir de maio”.

PUBLICIDADE

publicidade

Álvaro Miranda definiu a reunião como “proveitosa” e “cordial”, enfatizando que os representantes da associação viram esclarecidas “todas as dúvidas” que possuíam sobre o projeto e os trabalhos de requalificação.

Além do avanço da obra, os esclarecimentos incidiram sobre outras questões que a associação levou à reunião, nomeadamente a forma como vão ser requalificados os nós de acesso às povoações, a necessidade de existiram caminhos paralelos para que as populações se possam deslocar em segurança, sobretudo na realização das tarefas agrícolas, ou os graus de inclinação da via, precisou Álvaro Miranda.

PUBLICIDADE

O contrato para a empreitada de requalificação do referido troço do IP3, orçada em cerca de 11,6 milhões de euros e que inclui a construção de dois novos nós de acesso, colocação de separadores centrais e construção de vias de aceleração e abrandamento, entre outras intervenções, foi assinado em 18 de janeiro e previa o início dos trabalhos no primeiro trimestre deste ano.

Já a questão relativa ao alegado abandono de uma obra de estabilização de taludes por parte de um empreiteiro que efetuava esses trabalhos na zona de Penacova e que “levantou o estaleiro sem a obra estar acabada”, a associação de utentes revelou que a Infraestruturas de Portugal avançou para a resolução do contrato “que não estava a ser cumprido” e irá lançar nova empreitada.

A audiência com a Infraestruturas de Portugal foi pedida pela associação de utentes, mandatada por uma petição assinada por mais de sete mil pessoas, intitulada “Melhoria e alargamento do IP3 sem portagens pela segurança, acessibilidade e desenvolvimento” e que defende a requalificação “total e integral” daquela via.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com