Infraestruturas de apoio das piscinas naturais de Vila Nova de Poiares destruídas pelo fogo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-10-2017

Os incêndios de domingo destruíram em Vila Nova de Poiares, concelho de Coimbra, as infraestruturas de apoio das piscinas naturais da Fraga, junto à Estrada da Beira, disse à agência Lusa o presidente da Associação Empresarial e Comercial. “Arderam todas as infraestruturas de apoio”, frisou Paulo Carvalho.

PUBLICIDADE

piscina da fraga

Os equipamentos, propriedade do município, estavam em funcionamento desde o verão de 2013.

PUBLICIDADE

O complexo de lazer da Fraga era constituído por seis piscinas naturais e espaços de recreio e lazer, zonas de sombra, bar de apoio e esplanada.

Segundo o presidente da Associação Empresarial e Comercial de Vila Nova de Poiares, o calor era tanto “que qualquer coisa se incendiava por simpatia”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Era uma coisa diabólica, tudo o que não estava limpo ardia descontroladamente”, sublinhou.

Apesar das chamas terem rondado o parque empresarial, que dá emprego a mais de um milhar de pessoas, nenhuma unidade foi destruída pelas chamas, embora fossem registados alguns estragos.

De acordo com Paulo Carvalho, a fileira florestal e a atividade de árvores de viveiro registou muitos prejuízos, que ainda não estão quantificados.

O dirigente empresarial anunciou que está a efetuar diligências com as forças vivas do concelho para o desenvolvimento de um projeto-piloto de ordenamento florestal.

“Gerir a nossa floresta na Assembleia da República é fácil, mas quem está no terreno é que sofre as consequências”, realçou Paulo Carvalho, que pretende ser um agente “ativo na criação de soluções” à escala local.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, disse na terça-feira que ardeu no concelho entre 70 a 80% da área florestal e 30 a 40 habitações, 10 das quais de primeira habitação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE