Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Influência da Mesa e aparato no dote da infanta D. Beatriz recriada amanhã no “Sabores da Escrita”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-12-2018

A Câmara Municipal de Coimbra organiza mais uma sessão do ciclo “Sabores da Escrita”, na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, pelas 20:30, na Casa da Escrita.

PUBLICIDADE

“Mesa e aparato no dote da infanta D. Beatriz, duquesa de Sabóia (1504 – 1538)” é o tema da conferência que Ana Isabel Buescu (professora de História, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) proferirá, a que se seguirá o jantar temático que recriará a influência do dote da duquesa de Sabóia nos hábitos alimentares requintados da época. A conferência é de entrada livre.

Ana Isabel Buescu dará particular atenção aos objetos relativos ao serviço da mesa, no que diz respeito os objetos de aparato, bem como aos dos ‘bastidores’ da cozinha. Porque, como refere a conferencista, “o dote de D. Beatriz era bem o de uma princesa do seu tempo, a que não faltava a ‘marca’ do império manuelino nas Índias. Incluía um riquíssimo enxoval de 50.000 cruzados em joias, pratas de serviço de mesa, câmara, capela e guarda-roupa, tapeçarias, paramentos, relicários e livros de devoção, tapeçarias e panos, e outras peças indispensáveis ao quotidiano da casa de uma princesa de Quinhentos”.

PUBLICIDADE

publicidade

A partilha dos saberes e sabores culminará na sala de jantar da Casa da Escrita, onde terá lugar o jantar temático, enriquecido com apontamentos cénicos, por atores da Viv’Arte, baseados num documento de D. Manuel, dirigido à infanta-duquesa de Sabóia, com “Conselhos à filha” e excertos do auto “Cortes de Júpiter”, de Gil Vicente, peça representada aquando do serão que precedeu a partida de D. Beatriz.

A ementa, confecionada e servida pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), sob coordenação geral de Mauro Rodrigues e coordenação do serviço de cozinha do Chef Artur Oliveira, é composta por pão, biscoito, regueifa, micho, queijo, queijo fresco e mel (à mesa); pastéis de carne e vinho das estrelas (primeira iguaria); robalo de molho com migas e vinho claro rosete (segunda iguaria); assado de cabrito-montês com castanhas e vinho vermelho (terceira iguaria); peras cobertas, pastéis de leite, tigeladas, beilhós de mel e vinho doce palhete (manjares doces).

PUBLICIDADE

A adesão ao jantar, com lotação limitada a 50 lugares, requer inscrição prévia, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, na Rua Pedro Monteiro (informações através do telefone 239 702 630), com custo no valor de 15 euros/pessoa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com