Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Inflação aumenta para 2,8% em dezembro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 03-01-2022

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,8% em dezembro face aos 2,6% de novembro, e a taxa de variação média de 2021 estimou-se em 1,3%, divulgou hoje o INE.

PUBLICIDADE

Segundo a estimativa rápida para a inflação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,8% em dezembro de 2021 (2,6% em novembro)”.

O instituto estatística apontou ainda que, relativamente aos últimos 12 meses, estima-se uma variação média de 1,3% (1,0% no mês anterior).

PUBLICIDADE

publicidade

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 1,8%, tendo aumentado face aos 1,7% verificados no mês anterior.

“Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 11,2% (14,1% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,2% (0,8% em novembro)”, indicou o instituto.

PUBLICIDADE

Face ao mês anterior, a variação do IPC terá sido nula (0,4% em novembro de 2021 e -0,1% em dezembro de 2020).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,8%, contra 2,6% no mês anterior.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro serão publicados no próximo dia 12 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com