Coimbra

Inês Branco vence Concurso Young Chef Award 2021 da Região de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-06-2021

Foi hoje a final do Concurso Young Chef Award 2021 da Região de Coimbra, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e resultou na atribuição do prémio à jovem chef Inês Branco, aluna do curso de Técnica de Cozinha e Pastelaria nesta instituição de ensino da cidade.

PUBLICIDADE

A final opôs diferentes iguarias de seis jovens chefs numa “competição que foi extremamente difícil e exigente” segundo o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

A final contou com diversas provas, entre elas a realização de uma prova escrita e oral de inglês, seguidas de provas culinárias práticas. A vencedora, Inês Branco, alcançou 135,7 num total de 150 pontos possíveis.

PUBLICIDADE

 

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, realçou a “relação umbilical” que a EHTC tem com o projeto Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021 e acrescentou que “existia muito talento nesta fase regional do Young Chef Award”.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Jorge Brito destacou a forma como os chefs não só valorizaram os produtos endógenos da região como também lhes adicionaram um carácter inovador e experimental como foi o exemplo da “maravilhosa receita de arroz doce e depois uma inovação com gelado de arroz doce com arroz Carolino do Baixo Mondego”, pratos que acabaram por oferecer a vitória a Inês Branco nesta final.

“Eu queria lembrar que dos seis concorrentes, quatro sao alunos aqui na Escola de Hotelaria nos cursos de formação inicial, outra concorrente é uma aluna de licenciatura em Gastronomia da ESEC e tivemos aqui uma concorrente, que é daqui da região de Coimbra, mas estuda na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste”, acrescenta o diretor da Escola de Hotelaria de Coimbra, José Luís Marques.

 

José Luís Marques destacou “a aprendizagem a todos os níveis” que os alunos podem retirar destes momentos de competição, principalmente pelo facto de terem sido avaliados por um “júri de sete pessoas, muito qualificadas a nível de conhecimento, algumas delas até de conhecimento científico nesta área” e ainda pela complexidade das provas que os concorrentes tiveram de superar, tal como “o Inglês que é aqui um desafio sempre muito importante, porque as provas depois no Europeu do Young Chef Award vão ter como língua de trabalho o inglês”.

Inês Branco, a vencedora desta fase regional do concurso, segue agora para a competição europeia e vai representar a Região de Coimbra no European Young Chef Award 2021, que vai decorrer no Minho, e conta com a organização do Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE