Economia

ineo Start acelerou 11 novas ideias de negócio

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-05-2018

Foram hoje apresentados no Instituto Pedro Nunes (IPN) os 11 projetos que participaram na 9.ª edição do ineo Start, o mais antigo programa de aceleração nacional. Depois de seis semanas de sessões de formação, mentoring e contacto com especialistas e empresários, o último desafio das equipas foi convencer uma plateia de investidores e potenciais clientes a investir na sua ideia de negócio.

PUBLICIDADE

Carlos Cerqueira

“O ineo Start resulta do esforço do IPN e da Universidade de Coimbra de trazer ciência para o mercado, de contribuir para o desenvolvimento da região e de alimentar o nosso pipeline de inovação”, referiu Carlos Cerqueira, coordenador do ineo Start, durante a sessão de abertura.
Nas últimas oito edições do ineo Start, mais de 300 participantes, reunidos em cerca de 100 equipas, criaram empresas com uma taxa de sobrevivência de 85%, entre as quais a DoDoc, a Book in Loop, a InEye, a EcoXperience, a TUU, a Space Layer Tech, a Pavnext, a MedSimLab, a MitoDiets e a BSIM2.

Entre os projetos apresentados hoje estão novas ideias para a saúde como uma meia inovadora capaz de prevenir quedas através de estímulos elétricos localizados, com o objetivo de garantir à população idosa um envelhecimento ativo e autónomo (StepAging); um medicamento inovador para a osteoartrose que impedirá a destruição articular e permitirá o envelhecimento ativo e saudável (ProtexAging) e uma empresa especializada em testes de toxicidade e de biocompatibilidade desenvolvidos para avaliar a segurança de nanomateriais (Tox4Nano).

PUBLICIDADE

publicidade

Outras propostas apresentadas foram, por exemplo, uma impressora 3D desenvolvida com tecnologia espacial que vai tornar mais eficaz a execução de protótipos em contexto industrial (Fabricate In Space); um sistema inteligente que melhora a gestão de incêndios florestais, fornecendo informações cruciais em tempo real às autoridades, empresas e população (Nova Supports) e, ainda, a terceira edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra que vai decorrer em 2019. Os restantes projetos desta edição do ineo Start podem ser conhecidos aqui.

O ineo Start é uma iniciativa promovida pelo IPN, a Universidade de Coimbra e a jeKnowledge – Júnior Empresa. É parte integrante do Programa INOV-C 2020, sendo o projeto cofinanciado pelo Programa Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE