Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

INEM pede desculpa e ministra garante que o helicóptero fica em Viseu

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-06-2020

Ministra da Coesão Territorial disse hoje aos jornalistas em Viseu que o helicóptero do INEM fica na região centro, depois do Instituto ter divulgado que iria ser recolocado em Loures.

PUBLICIDADE

Ana Abrunhosa inaugurou em Viseu a primeira obra concluída pelo município no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e apadrinhou o lançamento da plataforma digital “Viseu compra aqui”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma cerimónia, o presidente da Câmara de Viseu, aproveitou a presença da ministra para anunciar preocupações, nomeadamente a anunciada saída do helicóptero do INEM – que já não se verificará – e a supressão de horários do comboio intercidades.

Depois, o presidente da Câmara admitiu aos jornalistas que na terça-feira recebeu “um telefonema da parte de um alto responsável do INEM, que dava conta do reatar e pedia até desculpa”.

PUBLICIDADE

“Quando as pessoas cometem um erro e até têm a humildade de pedir desculpa, os beirões são por natureza pessoas que o aceitam e tudo está bem, quando acaba bem”, contou António Almeida Henriques.

O INEM anunciou na segunda-feira que o helicóptero atualmente posicionado em Viseu irá ser “relocalizado temporariamente no heliporto de Salemas, em Loures, de forma a manter a operacionalidade deste meio aéreo e sempre no cumprimento estrito de todos os requisitos e normas aplicáveis à operação aeronáutica”.

Segundo o INEM, o helicóptero vai operar a partir de Salemas até que seja implementada uma solução definitiva que permita a certificação do heliporto de Santa Comba Dão como base permanente.

O INEM avançava que esta solução está a ser trabalhada entre as entidades responsáveis, tendo sido garantido ao instituto que a criação das condições necessárias para a certificação do heliporto irá acontecer num curto espaço de tempo.

O INEM indicou hoje que um helicóptero de emergência médica vai continuar posicionado no Aeródromo Municipal de Viseu, depois de um entendimento entre a Câmara da cidade e a empresa que cede as instalações para o aparelho.

Num comunicado hoje divulgado, o INEM avança que o helicóptero de emergência médica posicionado no Aeródromo Municipal de Viseu tem condições para permanecer na região.

“O INEM anunciou que o helicóptero da região Centro iria ser posicionado em Salemas, Loures, até ser encontrada uma solução definitiva que permita a certificação do Heliporto de Santa Comba Dão como Base Permanente”, explica aquele instituto, acrescentando que esta medida não se justificava por qualquer questão relacionada com o Aeródromo Municipal de Viseu, mas porque “a empresa IFA, Aviation Training Center, iria iniciar a sua atividade, momento que tinha sido previamente definido como limite para que o helicóptero pudesse permanecer nas instalações da referida empresa”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com